Prova insuficiente para terapias usadas em cólicas infantis

Cólica infantil é uma condição prevalente e aflitiva para a qual não há nenhuma terapia padrão comprovada. O objetivo deste trabalho de pesquisadores da Austrália era de rever tratamentos médicos e convencionais para a cólica infantil. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada em estudos de intervenções médicas e convencionais para cólica infantil de 1980 a Março de 2009. Os resultados e o rigor metodológico de estudos inclusos foram analisados utilizando a lista de declarações CONSORT (Padrões Consolidados dos Ensaios de Notificação) 2001 e os instrumentos de avaliação crítica do Centro de Medicina Baseada em Provas. Dezenove estudos e duas revisões da literatura foram inclusos para revisão.

Estudos farmacológicos sobre simeticona deram resultados conflituosos, e os resultados de cloridrato de diciclomina e brometo de cimetrópio foram favoráveis, mas foram notados efeitos colaterais, além de problemas na metodologia de estudo. Alguns estudos nutricionais reportaram resultados favoráveis para o uso de fórmulas hidrolisadas em bebês alimentados com mamadeira ou dietas maternais de baixo alergeno em bebês amamentados, mas não para o uso de fibra ou lactase adicionais. Houve vários problemas em relação ao rigor metodológico. Estudos de comportamento sobre o uso de maior estímulo deram resultados desfavoráveis, enquanto que resultados do uso de menor estímulo e música contingente foram favoráveis. Tais estudos demonstraram rigor metodológico fraco.

Os pesquisadores concluíram que: “Há algumas provas científicas para apoiar o uso de uma fórmula com hidrolisado de caseína em bebês alimentados por fórmulas ou dietas maternais de baixo alergeno em bebês amamentados com cólica infantil. Contudo, há poucas provas científicas para apoiar o uso de simeticona, cloridrato de diciclomina, brometo de cimetrópio, lactasa, fibra adicional ou intervenções comportamentais. É indicada pesquisa adicional de boa qualidade metodológica sobre fórmulas de baixo valor alergênico e dietas maternas.”

Nem todas as terapias foram totalmente consideradas devido à falta de estudos apropriados.

Para o artigo completo, clique aqui.

Journal of Paediatrics and Child Health publicado online 7 de abril de 2011 © 2011 Paediatrics and Child Health Division, Royal Australasian College of Physicians
Infantile colic: A systematic review of medical and conventional therapies. Belinda Hall, Janice Chesters, Anske Robinson. Correspondência para Anske Robinson: anske.robinson@monash.edu

Categoria: D. Digestiva. Palavras-chave: cólica infantil, médicas, convencionais, terapias, revisão sistemática da literatura, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 26 de abril de 2011