Número de embalagens de contraceptivo oral dispensadas e gestações indesejadas subsequentes

Estes autores dos EUA estimaram como o número de embalagens de pílulas contraceptivas orais dispensadas está relacionado a gestações e abortos subsequentes. Eles relacionaram 84.401 mulheres que receberam contraceptivos orais através do programa de planejamento familiar da Califórnia em Janeiro de 2006 aos eventos de gravidez e nascimentos concebidos em 2006 segundo o Departamento de Saúde da Califórnia (Medi-Cal). Eles compararam as taxas de gravidez para mulheres que receberam um suprimento de pílulas contraceptivas orais para 1 ano, três embalagens, e uma embalagem.

Eles descobriram que: "As mulheres que receberam um suprimento para 1 ano tiveram menos chances de apresentar gravidez (1,2% comparados a 3,3% das mulheres que obtiveram três ciclos em pílulas e 2,9% das mulheres com um ciclo em pílulas). O fornecimento de um suprimento de 1 ano está associado a uma redução de 30% nas chances de conceber uma gravidez indesejada comparado ao fornecimento de apenas uma ou três embalagens e a uma redução de 46% nas chances de aborto, controlados por idade, raça ou etnia, e uso anterior de pílula."

Os autores concluíram que: "Tornar os contraceptivos orais mais acessíveis pode reduzir a incidência de gravidez indesejada e aborto. Programas de planos de saúde e de saúde pública podem evitar o alto custo de uma gravidez indesejada aumentando os limites de fornecimento de contraceptivos orais para um suprimento de 1 ano."

A questão de fundo parece ser tornar mais fácil que as mulheres tenham suas pílulas contraceptivas orais.

Para o artigo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 117(3):566-572, Março de 2011 © 2011 para a American College of Obstetricians and Gynecolgists
Number of Oral Contraceptive Pill Packages Dispensed and Subsequent Unintended Pregnancies. Diana Greene Foster, Denis Hulett, Mary Bradsberry, Philip Darney Michael Policar.

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: contraceptivos orais, gravidez indesejada, aborto, análise secundária de bancos de dados, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 3 de maio de 2011