Continuação do uso de contraceptivos orais prescritos versus sem prescrição

Estes autores americanos estimaram as diferenças na continuação do uso de pílulas contraceptivas orais (PCOs) entre mulheres residentes nos EUA, que as obtiveram através de clínicas de planejamento familiar americanas, em comparação com aquelas que as obtiveram sem prescrição através de uma farmácia mexicana. Foram recrutadas 514 usuárias de PCO em uma cidade fronteiriça que obtiveram as pílulas sem prescrição através de uma farmácia mexicana, e 532 que obtiveram as PCOs por prescrição em uma clínica de planejamento familiar de El Paso. Uma entrevista de linha de base foi acompanhada por três pesquisas consecutivas durante 9 meses. Havia perguntas acerca da data de último suprimento, número de caixas de pílulas obtidas, quanto tempo planejavam continuar usando, e experiência com efeitos colaterais. A retenção foi de 90%, com apenas 105 mulheres que deixaram de fazer o acompanhamento.

Eles observaram que: "Em um modelo de Cox multivariado para riscos proporcionais, a descontinuação foi maior em mulheres que obtiveram as pílulas nas clínicas de El Paso, em comparação com as que obtiveram sem prescrição no México (taxa de risco 1,6). Considerando o número de caixas de pílulas dispensadas às usuárias clínicas, as taxas de descontinuação foram maiores (taxa de risco 1,8) para as usuárias clínicas que receberam de uma a cinco caixas de pílulas. Contudo, não houve diferença na descontinuação entre as usuárias clínicas que receberam seis ou mais caixas e as usuárias que as obtiveram sem prescrição."

Os autores concluíram que: "Os resultados sugerem que o fornecimento de mais caixas de pílulas às usuárias de PCO e a não exigência de prescrição levaria a um aumento na continuação. "

 
A linha de fundo parece ser tornar mais fácil a obtenção de pílulas contraceptivas orais pelas mulheres.

Para o artigo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 117(3):551-557, Março de 2011 © 2011 para a American College of Obstetricians and Gynecologists
Continuation of Prescribed Compared With Over-the-Counter Oral Contraceptives. Joseph E. Potter, Sarah McKinnon, Kristine Hopkins, et al. Correspondências para Dr. Potter: joe@prc.utexas.edu

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: contracepção oral, sem prescrição, continuação, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 3 de maio de 2011