Ampliação da glândula adrenal fetal para prognósticos de nascimentos prematuros

O objetivo deste estudo realizado por autores americanos foi testar se o volume da glândula adrenal fetal medido por ultrassom (VGA) e o alargamento da zona fetal (AZF) prevê melhor os nascimentos prematuros do que o comprimento do colo do útero (CCU). Ultrassom bidimensional e tridimensional foram usados prospectivamente para medir o VGA fetal, o AZF e o CCU em mulheres com sintomas de parto prematuro. Eles corrigiram o VGA para o peso fetal (VGAc). A relação entre a profundidade glandular total (P) e profundidade da zona fetal central (p) (p/P) foi utilizada para medir o AZF. Foi comparada a capacidade do VGAc , p/P, e do CCU para prever nascimentos prematuros de 7 dias ou menos.

Eles descobriram que: “Vinte e sete das 74 mulheres (36,5%) que estavam entre a 21ª e a 34ª semanas tiveram nascimentos prematuros de 7 dias ou menos. O AZF, com mais de 49,5%, foi o melhor previsor de nascimentos prematuros (sensibilidade / especificidade: 100% / 89%) comparado com o VGAc (81% / 87%) e o CCU (56% / 60%). Os prognósticos independeram do histórico do obstetra ou do uso de tocolíticos.”

Os autores concluíram que: “A medição bidimensional da glândula adrenal através do alargamento da zona fetal é altamente efetiva, tendo uma performance superior ao comprimento do colo do útero em identificar mulheres em risco de nascimento prematuro dentro de 7 dias.”

Este estudo precisa ser confirmado em outros exemplos antes de ser aplicado na prática clínica.

Para o resumo completo, clique aqui.

Am J Obstet Gynecol 204:311.e1-10 © 2011 para Elsevier, Inc.
Ultrasound measurement of fetal adrenal gland enlargement: an accurate predictor of preterm birth. Ozhan M. Turan, Sifa Turan, Edmund F. Funai, et al. Correspondâncias para Drs. Turan: sifa_ozhan@hotmail.com

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: comprimento do colo do útero, glândula adrenal fetal, nascimento prematuro, ultrassom tridimensional, medição de volume, pesquisa de diagnóstico por testes, observatório de revistas.
Sinopse editada Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 3 de Maio de 2010