Retenção razoável a longo prazo do conhecimento básico de ciência em médicos após a graduação

Apesar de constantes reclamações de que o conhecimento biomédico é rapidamente esquecido, poucas investigações da real retenção a longo prazo do conhecimento básico de ciência foram conduzidas no domínio médico. Através de um projeto de estudo transversal, estudantes de medicina e médicos da Holanda foram testados na retenção do conhecimento básico. O objetivo dos pesquisadores foi esclarecer a retenção a longo prazo do conhecimento básico de ciência, em particular o conhecimento não praticado.

A noção popular de que grande parte do conhecimento básico de ciência é esquecido logo após a graduação não é suportado pelas observações. Em relação à pontuação total do teste, que reflete uma composição de conhecimento praticado e não praticado, o desempenho diminuiu aproximadamente de 40% de respostas corretas dos alunos ainda na faculdade de medicina para 25-30% de respostas corretas de médicos após muitos anos de prática. Quando a prática durante o intervalo de retenção é orientada, parece que pouco conhecimento é perdido durante 1,5 a 2 anos após sua última utilização; a partir de então, a retenção é melhor descrita por uma curva de esquecimento negativamente acelerado (logarítmica) . Depois de mais de 25 anos, os níveis de retenção foram na faixa de 15 a 20% .

Os pesquisadores concluíram que: "A conclusões sobre o esquecimento do conhecimento não praticado neste estudo estão alinhados com as observações relatadas em outros domínios…… com a exceção de que, em nossas observações, a parte “para baixo” parece iniciar mais tarde do que na maioria dos outros estudos."

As coisas de mais de 30 anos atrás continuam a voltar a mim e eu respeito o ensino maravilhoso que tive.

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Medical Education 45(4):422-430, Abril de 2011 © Blackwell Publishing Ltd 2011
Very long-term retention of basic science knowledge in doctors after graduation. Eugène J F M Custers, Olle T J ten Cate.

Categoria: PT. Treinamento Profissional. Palavras-chave: retenção, ciência básica, conhecimento, médico, graduação, estudo transversal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 6 de maio de 2011