Associação entre anemia materna, sibilos e asma na infância

Um interesse crescente se concentrou na nutrição materna e no status de micronutrientes durante a gravidez e desenvolvimento de doença respiratória na descendência. O objetivo deste estudo feito por pesquisadores dos EUA foi examinar a relação entre a anemia materna na gravidez, sibilos e asma no início da infância . A coorte incluiu filhos de mulheres acompanhados pela gravidez e reconsultados quando possuíam 6 anos de idade, a fim de se avaliar a saúde respiratória.

A anemia materna foi relatada por 11,9% das mães e foi associada a sibilos na infância recorrentes no primeiro ano, sibilância antes dos 3 anos de idade e padrões de inícios de sibilos transitórios e persistentes, respectivamente. Dentre os filhos de mães com asma, a anemia materna foi associada com o sibilo recorrente no 1º ano e o sibilo antes dos 3 anos de idade. A descendência de mães com asma também teve probabilidades de diminuição do diagnóstico de asma e asma atual.

Os pesquisadores concluíram que: "A anemia materna durante a gravidez é associada a resultados de saúde respiratória em crianças."

Correto, uma associação.

Para o artigo completo, clique aqui.

Annals of Allergy, Asthma and Immunology 106(2):131-139, Fevereiro de 2011 © 2011 Elsevier, Inc
Association of maternal anemia with increased wheeze and asthma in children. Elizabeth W. Triche, Lisbet S. Lundsberg, Paige G. Wickner, et al. Correspondâncias para Elizabeth Triche: Elizabeth_triche@brown.edu

Categoria: B. Sangue/Órgãos Formadores de Sangue/Mecanismos Imunes, R. Respiratório, W. Palavras-chave: anemia materna, sibilo, asma, associação, crianças, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 6 de maio de 2011