Toxina botulínica A no tratamento de sialorreia em crianças

Autores canadenses relataram os resultados de um estudo de grupo retrospectivo (série de casos) focado em (1) sua experiência com injeções de toxina botulínica A nas glândulas salivares de pacientes pediátricos com sialorreia, (2) os resultados clínicos destas intervenções, e (3) as taxas de complicação associadas. As crianças neurologicamente debilitadas (n=45) de um hospital pediátrico urbano e um centro de reabilitação pediátrica. As injeções de botulina foram realizadas sob orientação ultra-sônica.

Eles descobriram: “Quarenta e cinco indivíduos receberam um total de 91 tratamentos de toxina botulínica A. A duração média do efeito foi de 4,6 meses. A duração do efeito (transformação logarítmica) foi significativamente negativa associada à quantidade de saliva, e houve uma associação positiva tanto com aumento de idade quanto com o sexo feminino, apesar de nenhum ter alcançado significância estatística. Sete das 24 complicações documentadas foram maiores, de acordo com a Sociedade de Sistema de Classificação Radiológica para Complicações por escala de Resultados. Trinta e seis dos assistentes relataram que este tratamento melhorou a qualidade de vida das crianças (80%).”

Os autores concluíram: “Injeções de toxina botulínica A guiadas por ultra-som nas glândulas salivares são seguras e eficazes na administração de sialorreia em crianças com distúrbios neurológicos.”

O estudo foi muito pequeno para declarar segurança categoricamente. Esta abordagem poderia ser testada com adultos neurologicamente debilitados também.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Otolaryngol Head Neck Surg 137(4):339-344, Abril de 2011 © 2011 to the American Medical Association
Botulinum Toxin A for Treatment of Sialorrhea in Children-An Effective, Minimally Invasive Approach. Waqas Ullah Khan, Paolo Campisi, Sanjeevan Nadarajah, et al. Correspondência a Dr. Campisi: paolo.campisi@sickkids.ca

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: sialorreia, toxina botulínica, crianças, série de casos, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 6 de Maio de 2011