Depressão paterna e seu impacto na paternidade

Existe muita ênfase na descoberta da depressão materna, e apropriadamente. Os pesquisadores americanos se voltaram para a depressão em pais de crianças pequenas e compararam com o comportamento paterno. Eles realizaram uma análise secundária transversal de dados de entrevistas com pais de crianças de 1 ano de idade do Fragile Families and Child Wellbeing Study – Estudo de Frágeis Famílias e do Bem-Estar Infantil (n = 1746), avaliando a depressão através do World Health Organization Composite International Diagnostic Interview Short Form – Pequeno Formulário de Entrevista Diagnóstica Internacional Composta pela Organização Mundial de Saúde. As análises foram controladas para geografia e abuso de substâncias por parte do pai.

Os pesquisadores descobriram que: “Em geral, 7% dos pais têm depressão. Em análises bivariadas, pais deprimidos têm maior probabilidade, quando comparados com pais não deprimidos, de relatar agressões a seus filhos de 1 ano de idade no mês anterior (41% comparado com 13%). Em análises multi-variadas, pais deprimidos têm menor chance de relatar terem lido para seus filhos em pelo menos 3 dias de uma semana típica (índice de probabilidades ajustado: 0,38) e muito mais probabilidade de relatar agressão (índice de probabilidades ajustado: 3,92). Setenta e sete por cento dos pais deprimidos relataram ter conversado com o médico de seus filhos no ano anterior.”

Os pesquisadores concluíram que: “A depressão paterna está associada com comportamentos parentais relevantes em inspeções da criança. Prestadores de cuidados pediátricos deveriam considerar informar os pais sobre depressão, discutindo comportamentos parentais específicos (exemplo: ler para os filhos e aplicar disciplina apropriada), e indicando tratamento se for o caso.”

 

Este estudo lança luz sobre a depressão paterna e seu impacto sobre a paternidade.

Para o artigo completo, clique aqui.

Pediatrics 127(4):612-618, Abril de 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Fathers’ Depression Related to Positive and Negative Parenting Behaviors With 1-Year-Old Children. R. Neal Davis, Matthew M. Davis, Gary L. Freed, Sarah J. Clark.

Categoria: P. Fisiológico. Palavras-chave: depressão, pai, paternidade, leitura, agressões, estudo transversal, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 10 de maio de 2011