Corticosteroides tópicos não precisam causar atrofia de pele em pacientes pediátricos

 Os pesquisadores conduziram um estudo transversal observacional para determinar o potencial atrofogênico de corticosteroides tópicos (TCS) em crianças com dermatite que exija supressão por TCS de longo prazo. Crianças capazes de obter bom controle da doença, com Área de Eczema máxima e pontuação no Índice de Gravidade de 1,0, usando TCS foram examinadas para efeitos adversos do tratamento. A atrofia cutânea foi avaliada usando uma técnica dermoscópica validada. As áreas cutâneas expostas ao TCS foram comparadas com áreas não-expostas em todos os pacientes.

não houve atrofia significativa em 70 crianças expostas a TCS e 22 crianças sem exposição a TCS. Foi observada telangiectasia leve de grau 1 da fossa cubital em 3,3% do grupo de teste e 3,1% do grupo de controle.

Os pesquisadores concluíram que: "Concluímos que o uso rotineiro, apropriado, de longo prazo de TCS em crianças com dermatite não causa atrofia da pele. Estes dados não apoiam a crença comum de que o uso rotineiro de TCS pode ‘afinar a pele’. Os pais, farmacologistas, e profissionais de saúde devem confiar na segurança do uso deste tratamento."

Realmente precisamos saber mais sobre a duração do tempo de tratamento e do acompanhamento a longo prazo, incluindo efeitos sistêmicos.

Para o artigo completo, clique aqui.

Pediatric Dermatology publicado online em 20 de Abril de 2011 © 2011 Wiley Periodicals, Inc
Evaluation of the Atrophogenic Potential of Topical Corticosteroids in Pediatric Dermatology Patients. Esther Hong, Saxon Smith e Gayle Fischer. Correspondências para Esther Hong: ehon8261@med.usyd.edu.au

Categoria: S. Pele. Palavras-chave: atrofia, potencial, avaliação, corticosteroides tópicos, crianças, estudo transversal observacional, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 13 de Maio de 2011