Massagem nos pés pode reduzir a agitação em idosos com demência

O objetivo deste estudo por pesquisadores da Austrália foi explorar os efeitos da massagem nos pés com comportamentos agitados em pessoas idosas com demência vivendo em cuidados de longo prazo. Dezessete homens e 5 mulheres (média de idade 84,7 anos), com diagnóstico de demência e um histórico de agitação clinicamente significativa, receberam uma massagem de 10 minutos nos pés todos os dias durante 14 dias. O formulário curto do Inventário de Agitação Cohen-Mansfield (CMAI-SF) e a Lista de Verificação Revisada de Problemas de Memória e Comportamento (RMBPC) foram respondidos na linha de base, após o teste e após acompanhamento de 2 semanas.

As pontuações no CMAI-SF e na RMBPC foram significativamente reduzidas no pós-teste e permaneceram significativamente mais baixas do que a linha de base no acompanhamento.

Os pesquisadores concluíram que: "Este estudo oferece evidências preliminares que sugerem que massagens nos pés limitadas e de curta duração reduzem a agitação e problemas comportamentais relacionados em pessoas com demência, e que essas alterações de comportamento são mantidas após a interrupção das massagens. Um ensaio clínico randomizado é necessário para confirmar estes achados."

Sim, limitações metodológicas, contudo, ainda parece uma área interessante a explorar mais.

Para o artigo completo, clique aqui.

Australasian Journal on Ageing publicado online em 26 de Abril de 2011 © 2011 Os Autores
Exploring the effect of foot massage on agitated behaviours in older people with dementia: A pilot study. Wendy Moyle, Amy Nicole Burne Johnston and Siobhan Therese O’Dwyer. Correspondências para Wendy Moyle: w.moyle@griffith.edu.au

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: pé, massagem, efeito, agitação, demência, série de casos, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 13 de Maio de 2011