Ronco na infância não associado a fatores de risco cardiovascular a curto prazo

O objetivo deste estudo por pesquisadores da Austrália era estudar a associação entre o ronco na infância e fatores de risco cardiovascular. Ele consistiu em análises transversais de um coorte de nascimento populacional, formado por participantes de um ensaio clínico randomizado de intervenções para prevenir a asma e que foram avaliados aos 8 anos de idade. A presença e frequência dos roncos foram avaliadas por questionários preenchidos pelos pais.

De 409 crianças cujo status de roncos foi avaliado aos 8 anos de idade, 321 tiveram medições lipídicas e 386 de estrutura e função arterial. O ronco não foi independentemente associado a pressão sanguínea, espessura da artéria carótida intima media ou medidas de rigidez arterial. O aumento na frequência dos roncos foi independentemente associado a colesterol de lipoproteína de alta densidade mais baixo (-0,032 g/dL por passo), embora a diferença na lipoproteína de alta densidade entre os indivíduos que roncavam e os que não roncavam não tenha sido significativa. Uma associação entre frequência dos roncos e velocidade de onda do pulso braquial diferiu de acordo com o índice de massa corporal e foi o oposto do esperado.

Os pesquisadores concluíram que: "O ronco relatado pelos pais não foi independentemente associado a medições adversas de marcadores metabólicos, estrutura ou função vascular em crianças de 8 anos. Os relatórios dos pais sobre os roncos podem estar abaixo do limiar de tratamento sem diagnóstico adicional através de estudos do sono."

Sim, estas podem não ser crianças com apneia obstrutiva do sono, logo os relatos dos pais podem não ser suficientes.

Para o artigo completo, clique aqui.

Journal of Paediatrics and Child Health publicado online em 29 de Abril de 2011 © 2011 Os Autores. Journal of Paediatrics and Child Health
Snoring is not associated with adverse effects on blood pressure, arterial structure or function in 8-year- old children: The Childhood Asthma Prevention Study (CAPS). Nathaniel S Marshall, Julian G Ayer, Brett G Toelle et al. Correspondências para Nathaniel Marshall: nmarshall@med.usyd.edu.au

Categoria: K. Circulatório, R. Respiratório Palavras-chave: índice de aumento, carótida, artéria, íntima, espessura, colesterol, transversal, proteína C-reativa, lipoproteína, análises transversais de um coorte de nascimento populacional, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicada em Global Family Doctor 13 de Maio de 2011