Cirurgia de bypass na artéria coronária entre pacientes com disfunção ventricular esquerda

Estes pesquisadores de vários países conduziram um ensaio clínico randomizado para comparar o enxerto de bypass na artéria coronária (EBAC) com o tratamento médico de pacientes com doença na artéria coronária e insuficiência cardíaca entre julho de 2002 e maio de 2007. Os participantes foram 1212 pacientes com uma fração de ejeção de 35% ou menos e doença na artéria coronária passível a EBAC. O desfecho primário foi a taxa de morte por outras causas. A maioria dos desfechos secundários incluiu as taxas de morte por causas cardiovasculares e morte por outras causas ou hospitalização por causas cardiovasculares.

Eles observaram que: "O desfecho primário ocorreu em 244 pacientes (41%) no grupo de terapia médica e 218 (36%) no grupo EBAC (taxa de risco com EBAC, 0,86; insignificante). Um total de 201 pacientes (33%) no grupo de terapia médica e 168 (28%) no grupo EBAC morreram por causa cardiovascular adjudicada (taxa de risco com EBAC, 0,81). A morte por outras causas ou a hospitalização por causas cardiovasculares ocorreu em 411 pacientes (68%) no grupo de terapia médica e 351 (58%) no grupo EBAC (taxa de risco com EBAC, 0,74). Ao final do período de acompanhamento (mediano, 56 meses), 100 pacientes no grupo de terapia médica (17%) passaram por EBAC, e 555 pacientes no grupo EBAC (91%) passaram por EBAC.

Os autores concluíram: "Neste experimento randomizado, não houve diferença significativa entre a terapia médica isolada e a terapia médica juntamente com o EBAC, em relação ao ponto de extremidade primário de morte por outras causas. Os pacientes designados para o EBAC, conforme comparados àqueles designados para a terapia médica isolada, tiveram taxas menores de morte por causas cardiovasculares e morte por outras causas ou de hospitalização por causas cardiovasculares."

 
O EBAC é superficialmente melhor do que o tratamento médico para pacientes com disfunção ventricular esquerda.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1607-1616, 28 de abril de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Coronary-Artery Bypass Surgery in Patients with Left Ventricular Dysfunction. Eric J. Velazquez, Kerry L. Lee, Marek A. Deja, et al. Correspondências para Dr. Velazquez: eric.velazquez@duke.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: enxerto de bypass na artéria coronária. EBAC, disfunção ventricular esquerda, tratamento medico, mortalidade experimento randomizado controlado, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 10 de maio de 2011