Prostatecnomia radical versus espera vigilante no câncer de próstata precoce

Autores suecos relataram em 2008 que a prostatecnomia radical, conforme comparada com a espera vigilante, reduz a taxa de mortalidade por câncer de próstata. Após um acompanhamento adicional de 3 anos, eles agora informam os resultados estimados de 15 anos. De Outubro de 1989 até Fevereiro de 1999, foram inscritos aleatoriamente 695 homens com câncer de próstata precoce para espera vigilante ou prostatecnomia radical.

Eles descobriram: “Durante a média de 12,8 anos, 166 dos 347 homens no grupo de prostatecnomia radical e 201 dos 348 no grupo de espera vigilante morreram. No caso dos 55 homens inscritos para cirurgia e dos 81 inscritos para espera vigilante, a morte foi causada pelo câncer de próstata. Isto cedeu uma incidência cumulativa de mortalidade por câncer de próstata em 15 anos de 14,6% e 20,7%, respectivamente, e um risco relativo com cirurgia de 0,62. O benefício de sobrevivência foi similar antes e depois de 9 anos de acompanhamentos, também foi observado entre homens com câncer de próstata de baixo risco, e limitou-se a homens mais novos que 65 anos. O número necessário para tratar de evitar uma morte foi de 15 para todos e 7 para homens mais novos que 65 anos. Dentre os que foram submetidos à prostatecnomia radical, aqueles com crescimento de tumor extra capsular tiveram um risco de morte por câncer de próstata que foi 7 vezes o risco dos homens sem tal crescimento.”

Os autores concluíram: “A prostatectomia radical foi associada à uma redução da taxa de mortalidade por câncer de próstata. Homens com crescimento de tumor extra capsular podem se beneficiar de um tratamento adjuvante local ou sistêmico.”

Desde que o tratamento fez diferença, estes dados sugerem que fazer uma triagem homens com idade inferior a 65 anos por câncer de próstata pode ser benéfico.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1708-1717, 5 de Maio de 2011 © 2011 à Sociedade Médica de Massachusetts
Prostatectomia Radical versusEspera Vigilante em Câncer de Próstata Precoce. Anna Bill-Axelson, Lars Holmberg, Mirja Ruutu, et al. Correspondência para Dr. Bill-Axelson: anna.bill.axelson@akademiska.se

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino, Seio. Palavras-chave: câncer de próstata, prostatectomia, espera vigilante, sobrevivência, teste selecionado controlado, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 17 de Maio de 2011