Radiação ionizante em crianças devido ao diagnóstico por imagem

Autores americanos conduziram um estudo de grupo retrospectivo para determinar taxas de base populacional do uso de procedimentos de diagnóstico por imagem com radiação ionizante em crianças, estratificadas por idade e sexo. Os pacientes eram menores de 18 anos, vivos, e continuamente inscritos em um plano de saúde específico de 2005 a 2007, em 5 grandes mercados de saúde dos EUA.

Eles descobriram: “Foi identificado um total de 355.088 crianças; 436.711 exames de imagem utilizando radiação ionizante foram realizados em 150.930 pacientes (42,5%). As altas taxas de uso foram em crianças com mais de 10 anos, com uso freqüente em bebês menores de 2 anos também. Radiografia simples representou 84,7% dos exames de imagem realizados. As tomografias computadorizadas – associadas a doses substancialmente altas de radiação – foram comumente usadas, representando 11,9% de todos os procedimentos durante o período de estudo. Além disso, 7,9% das crianças receberam pelo menos 1 tomografia computadorizada e 3,5% receberam 2 ou mais, com tomografias computadorizadas da cabeça sendo as mais freqüentes.”

Os autores concluíram: “Exposições a radiação ionizante de procedimentos médicos de diagnóstico por imagem podem ocorrer freqüentemente entre crianças. Esforços para aperfeiçoar e garantir o uso apropriado destes procedimentos na população pediátrica devem ser encorajados.”

Ao requisitar diagnóstico por imagem em crianças, o risco de radiação ionizante versus o benefício deve ser considerado explicitamente.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 165(5):458-464, Maio de 2011 © 2011 à Sociedade Médica de Massachusetts
Uso de Procedimentos Médicos de Imagem Com Radiação Ionizante em Estudo Baseado na População Infantil. Adam L. Dorfman, Reza Fazel, Andrew J. Einstein, et al. Correspondência para Dr. Dorfman: adamdorf@med.umich.edu

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: radiografia, tomografia computadorizada, radiação ionizante, crianças, estudo de grupo retrospectivo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 17 de Maio de 2011