Uso de BRA e risco de câncer

Há uma sugestão de que o uso de bloqueador de receptor de angiotensina (BRA) está ligado a um maior risco de câncer incidente. Pesquisadores da Dinamarca examinaram dados de indivíduos em registros dinamarqueses em um grupo nacional de novos usuários de BRAs e inibidores de enzima conversora de angiotensina. Eles compararam taxas de incidência de câncer e mortalidade por câncer.

Os pesquisadores descobriram: “Dentre 107.466 usuários de BRA, 3954 casos de câncer foram detectados durante 312 753 pessoas-ano de acompanhamento, comparados a 6214 casos durante 435.207 pessoas-ano de acompanhamento em 209.692 usuários de inibidor de enzima conversora de angiotensina (razão de taxa ajustada, 0,99). O risco de câncer não aumentou com a maior duração de exposição a BRA (aumento na razão de taxa por ano, 0,99) foi similar em todos os BRAs individuais. Em análises de subgrupo, houve uma associação significativa entre o uso de BRA e o câncer de órgãos genitais masculinos (razão de taxa, 1,15), mas não um risco significativamente maior de nenhum dos outros 15 subgrupos de câncer, incluindo o de pulmão (razão de taxa, 0,92). Para a mortalidade por câncer, a razão de taxa foi de 0,77.”

Os pesquisadores concluíram que: “Neste grande grupo nacional, o uso de BRAs não foi associado significantemente ao maior risco de câncer incidente global ou de câncer de pulmão.”

O uso de BRA não parece estar ligado ao câncer baseado neste extenso teste de grupo

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 123(16):1729-1736, 26 de Abril de 2011 © 2011 Associação Americana do Coração, Inc.
Uso de Bloqueadores de Receptor de Angiotensina e o Risco de Câncer. Björn Pasternak, Henrik Svanström, Torbjörn Callréus, Mads Melbye, Anders Hviid. Correspondência para Björn Pasternak: bjp@ssi.dk

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: bloqueador de receptor de angiotensina, BRA, câncer, pulmão, mortalidade, estudo de grupo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 17 de Maio de 2011