Adesão à medicação com base na classe

Houve uma sugestão de que há diferenças de adesão com medicações antihipertensivas de diferentes classes. Pesquisadores americanos examinaram a associação entre adesão e classe de drogas anti-hipertensivas através de uma busca sistemática por artigos em inglês. Dezessete estudos preencheram os critérios de inclusão. Foi utilizado um modelo de efeitos aleatórios inversos da variância ponderada.

Os pesquisadores descobriram: “A adesão média agrupada por classe de drogas variou de 28% para bloqueadores beta a 65% para bloqueadores de receptor de angiotensina II. Houve melhor adesão aos bloqueadores de receptor de angiotensina II comparados a inibidor de enzima conversora de angiotensina (HR, 1,33), bloqueadores de canais de cálcio (HR, 1,57), diuréticos (HR, 1,95), e bloqueadores beta (HR, 2,09). Por outro lado, houve baixa adesão a diuréticos comparados às outras classes de drogas. O mesmo padrão estava presente quando estudos que usaram razões de chance foram agrupados. Após o viés de publicação ser contabilizado, não houve mais diferenças significativas na adesão entre bloqueadores de receptor de angiotensina II e inibidores de enzima conversora de angiotensina ou entre diuréticos e bloqueadores beta.”

Os pesquisadores concluíram que: “Em situações clínicas, há diferenças importantes na adesão a anti-hipertensivos em classes separadas, com adesão mais baixa a diuréticos e bloqueadores beta e adesão mais alta a bloqueadores de receptor de angiotensina II e inibidores de enzima conversora de angiotensina. Contudo, a adesão foi subótima apesar das classes de drogas.”

Esta meta-análise encontra diferenças importantes na adesão baseada na classe de medicação anti-hipertensiva.

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 123(15):1611-1621, 19 de Abril de 2011 © 2011 Associação Americana do Coração, Inc.
Meta-Análise: Impacto de Classe de Drogas na Adesão para Anti-hipertensivos. Ian M. Kronish, Mark Woodward, Ziad Sergie, Gbenga Ogedegbe, Louise Falzon, Devin M. Mann. Correspondência para Ian Kronish: ian.kronish@mssm.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: hipertensão, adesão, anti-hipertensivos, bloqueadores beta, diuréticos, revisão sistemática com meta-análise, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 17 de Maio de 2011