Acetaminofeno é eficaz para gripe em um sistema modelo

A gripe é uma doença globalmente significativa. Pesquisadores americanos buscaram avaliar a eficácia do uso de acetaminofeno para gripe utilizando um modelo de rato de infecção por gripe e seu efeito na resposta imunológica.

Os pesquisadores descobriram: “A administração (intraperitoneal) de paracetamol diminuiu significativamente a infiltração de células inflamatórias dentro das vias respiratórias, reduziu a imunopatologia pulmonar associada a infecção aguda e melhorou a função pulmonar geral de ratos, sem afetar adversamente a indução de respostas de vírus adaptativos específicos. Ratos tratados com paracetamol exibiram a habilidade de resistir a uma segunda infecção com vírus heterólogo comparável com o de ratos não tratados.”

Os pesquisadores concluíram: “Nossos resultados demonstram que paracetamol reduz drasticamente a morbidez associada à gripe, mas não compromete o desenvolvimento de respostas imunológicas adaptáveis. Além disso, estes dados suportam a utilidade do paracetamol para reduzir os sintomas clínicos associados à infecção por vírus da gripe.”

Em um sistema modelo, o acetaminofeno parece reduzir a patologia do pulmão na gripe sem afetar a resposta imunológica, mas verificação clínica é garantida.

Para o artigo completo, clique aqui.

Thorax 66(5):368-374, Maio de 2011 © 2011 Editora BMJ Ltda. & Sociedade Torácica Britânica.
Paracetamol reduz imunopatologia induzida por gripe em um modelo de rato de infecção sem comprometer a limpeza do vírus ou a geração de imunidade protetora. Sarah N Lauder, Philip R Taylor, Stephen R Clark, et al. Correspondência para Sarah N Lauder: laudersn@cardiff.ac.uk

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunológicos, R. Respiratório. Palavras-chave: acetaminofeno, gripe, modelo do rato, imunopatologia, resposta imunológica, estudo prospectivo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 17 de Maio de 2011