Uso de bisfosfonato e fraturas atípicas do eixo femoral

Autores suecos relataram que, na Suécia, 12.777 mulheres de 55 anos de idade ou mais sofreram uma fratura de fêmur em 2008. Foram revisadas radiografias de 1234 das 1271 mulheres que tiveram uma fratura subtrocantérica ou do eixo e foram identificadas 59 pacientes com fraturas atípicas. Dados sobre medicamentos e condições coexistentes foram obtidos de registros nacionais. O risco relativo e absoluto de fraturas atípicas associado ao uso de bisfosfonato foi estimado por meio de uma análise nacional de grupo. As 59 pacientes do caso também foram comparadas a 263 pacientes-controle que tinham subtrocantéricas ou do eixo comuns.

Eles descobriram: “O risco relativo de fratura atípica de ajuste por idade foi de 47,3 na análise de grupo. O aumento do risco absoluto foi de 5 casos por 10.000 pacientes-ano. Um total de 78% dos pacientes do caso e 10% dos de controle tinham recebido bisfosfonatos, correspondendo a razão de chances de ajuste multivariável de 33,3. O risco foi independente das condições coexistentes e do uso concomitante de outras drogas com efeitos conhecidos no teciso ósseo. A duração do uso influenciou o risco (razão de chances por 100 doses diárias, 1,3). Após a retirada da droga, o risco diminuiu 70% por ano desde o último uso (razão de chances, 0,28).”

Os autores concluíram: “Estas análises nacionais de base populacional podem ser tranqüilizadoras para pacientes que recebem bisfosfonatos. Apesar de ter havido uma alta prevalência do uso corrente de bisfosfonatos entre pacientes com fraturas atípicas, o risco absoluto foi pequeno.”

Boa razão para limitar a duração do uso de bisfosfonatos.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1728-1737, 5 de Maio de 2011 © 2011 à Sociedade Médica de Massachusetts
Uso de Bisfosfonatos e Fraturas Atípicas do Eixo Femoral. Jörg Schilcher, Karl Michaëlsson, and Per Aspenberg. Correspondência para Dr. Aspenberg: per.aspenberg@liu.se

Categoria: M. Músculoesqueletal. Palavras-chave: bisfosfonatos, fratura femoral, fratura atípica, estudo de controle de caso, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 20 de Maio de 2011