Eliminação dietética restrita pode indicar se a alimentação se envolve com TDAH

Pesquisadores da Holanda visaram investigar se há conexão entre dieta e comportamento num grupo não selecionado de crianças. O estudo do Impacto da Nutrição em Crianças com TDAH (INCT) foi um experimento aleatório controlado que consistiu em uma fase aberta com medidas mascaradas seguidas por uma fase cruzada duplo-cega. A randomização em ambas as fases foi feita individualmente por amostragem aleatória. Na fase aberta (1ª fase), crianças de 4 a 8 anos diagnosticadas com TDAH foram aleatoriamente submetidas a 5 semanas de uma dieta restrita de eliminação (grupo de dieta) ou a instruções para uma dieta saudável (grupo de controle). Entre novembro de 2008 e setembro de 2009, 100 crianças foram cadastradas e aleatoriamente submetidas ao grupo de controle (n=50) ou ao grupo de dieta (n=50).

Entre a linha de base e o fim da 1ª fase, a diferença entre o grupo de dieta e o grupo de controle na pontuação total ARS média foi 23,7 (significativa) de acordo com as taxas mascaradas. A diferença entre os grupos na pontuação ACS média entre os mesmos pontos no tempo foi 11,8 (significativa). A pontuação ARS total cresceu em emergências médicas após o desafio de 20,8 (significativa) e a pontuação ACS cresceu para 11,6 (significativa). Na fase de desafio, após desafios tanto com alimentos de alto IgG ou baixo IgG, a reincidência dos sintomas de TDAH ocorreram em 63% das crianças, independente dos níveis sanguíneos de IgG. Não houve danos ou eventos adversos relatados em nenhuma das fases.

Os pesquisadores concluíram que: “Uma dieta restrita de eliminação estritamente supervisionada é um instrumento valioso para estimar se TDAH é induzida pela alimentação. A prescrição de dietas baseadas nos testes de IgG deveriam ser desencorajadas.”

Há um número de questões aqui incluindo seleção e regularização apropriada.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 377(9764):494-503, 5 de Fevereiro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Effects of a restricted elimination diet on the behaviour of children with attention-deficit hyperactivity disorder (INCA study): a randomised controlled trial. Lidy M Pelsser, Klaas Frankena, Jan Toorman et al. Correspondência a Lidy Pelsser: lmjpelsser@adhdresearchcentre.nl

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: dieta de eliminação restrita, transtorno do deficit de atenção e hiperatividade, experimento aleatório controlado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 27 de Maio de 2011