Em certos casos, antibióticos podem ser mais apropriados que apendicectomia

Uma pesquisa prévia sugeriu que antibióticos poderiam curar apendicite aguda. Os pesquisadores da França avaliaram a eficácia de amoxicilina com ácido clavulânico em comparação à apendicectomia emergencial no tratamento de pacientes com apendicite aguda descomplicada. Neste experimento aberto, não inferiorizado e aleatório, pacientes adultos (18 – 68 anos) com apendicite agora descomplicada, como foi avaliado por CT-scan, foram cadastrados em seis hospitais universitários na França. De 243 pacientes aleatórios, 123 foram alocados no grupo dos antibióticos e 120 no grupo da apendicectomia.

30 dias depois, a intervenção peritonial foi significativamente mais frequente no grupo dos antibióticos (8%) que no grupo da apendicectomia (2%). No grupo da apendicectomia, apesar da avaliação do CT-scan, 18% dos pacientes foram inesperadamente identificados na cirurgia como portadores de apendicite complicada com peritonite. No grupo dos antibióticos, 12% foram submetidos a apendicectomia entre 1 mês e 1 ano, 26 dos quais apresentavam apendicite aguda (taxa de recorrência de 26%).

Os pesquisadores concluíram que: “Amoxicilina com ácido clavulânico não foi superior à apendicectomia emergencial no tratamento de apendicite aguda. A identificação de marcadores preditivos em CT-scans pode capacitar um melhor direcionamento do tratamento com antibióticos.”

Duas em três pessoas com apendicite aguda podem ser poupadas da cirurgia inicialmente, com um quarto a requerendo posteriormente.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 377(9777):1573-1579, 7 de Maio de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Amoxicillin plus clavulanic acid versus appendicectomy for treatment of acute uncomplicated appendicitis: an open-label, non-inferiority, randomised controlled trial. Corinne Vons, Caroline Barry, Sophie Maitre et al. Correspondência para Corinne Vons: corinne.vons@jvr.aphp.fr

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: amoxicilina, ácido clavulânico, apendicectomia, aguda, descomplicada, spendicite, experimento aberto aleatório, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 27 de Maio de 2011