Profilaxia com antibióticos para endocardite em procedimentos dentários invasivos

 Em 2008, o Instituto Nacional para Saúde e Excelência Clínica (National Institute for Health and Clinical Excellence, NICE) recomendou o não-uso de profilaxia com antibióticos em procedimentos dentários invasivos no Reino Unido. Estes pesquisadores do Reino Unido e dos EUA examinaram se houve mudança nos padrões de prescrição de profilaxia com antibióticos antes para pacientes em risco de endocardite infecciosa, e se houve mudança na taxa de endocardite infecciosa. Eles observaram todos os pacientes que receberam alta do hospital com diagnóstico de endocardite infecciosa.

Os pesquisadores descobriram que: "Após a introdução da diretriz do NICE houve uma redução altamente significativa de 78,6% na prescrição de profilaxia por antibióticos, de uma média de 10.277 prescrições por mês para 2292. Foram insuficientes as evidências de que a tendência geral de crescimento dos casos de endocardite infecciosa antes da diretriz foi significativamente alterada após a diretriz. Usando um teste de não-inferioridade, um aumento de 9,3% ou mais no número de casos poderia ser excluído após a introdução da diretriz. De forma semelhante, um aumento de 12,3% ou mais nas mortes relacionadas a endocardite infecciosa em hospital também poderia ser excluído."

Os pesquisadores concluíram que: "Apesar de uma redução de 78,6% na prescrição de profilaxia com antibióticos após a introdução da diretriz do NICE, este estudo excluiu qualquer grande aumento na incidência de casos de ou mortes por endocardite infecciosa nos dois anos subsequentes à diretriz. Embora isto sugira uma defesa da diretriz, um monitoramento continuo de dados é necessário para confirmar este resultado, e outros estudos clínicos devem determinar se a profilaxia com antibióticos ainda teria um papel na proteção de alguns pacientes sob risco particularmente alto."

A redução no uso de antibióticos profiláticos para procedimentos dentários não foi associada a um aumento nas endocardites.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 342:d2392, 3 de Maio de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Impact of the NICE guideline recommending cessation of antibiotic prophylaxis for prevention of infective endocarditis: before and after study. Martin H Thornhill, Mark J Dayer, Jamie M Forde, et al. Correspondências para M H Thornhill: m.thornhill@sheffield.ac.uk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: procedimento dentário, endocardite, profilaxia, amoxicilina, clindamicina, estudo de antes e depois, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 27 de Maio de 2011