Suplemento por vitamina e risco de câncer de próstata

Um número de benefícios tem sido atribuído à suplementação com vitaminas e minerais, algumas vezes sem muita evidência. Pesquisadores Canadenses executaram uma revisão sistemática e meta-análise para situar esta questão, pesquisando nos bancos de dados de Pumbed, Embase e Cochrane para experimentos aleatórios controlados (EACs), estudos de grupo e estudos de caso-controle. Referências em estudos-chave também foram pesquisados.

Os pesquisadores descobriram: “Quatorze artigos foram incluídos na avaliação final. Individualmente, alguns destes estudos mostraram uma relação entre a ingestão de vitaminas ou minerais suplementares e a incidência ou severidade do câncer de próstata, especialmente em fumantes. No entanto, nem o uso de suplementação polivitamínica nem o uso de suplementação com vitamina/mineral individual afetou a ocorrência geral de câncer de próstata ou a ocorrência de câncer de próstata avançado/metastático ou morte por câncer de próstata quando os resultados dos estudos foram combinados na meta-análise. Também conduzimos várias análises de sensibilidade através da meta-análise, usando apenas estudos de alta qualidade e somente os EACs. Ainda não foram encontradas associações.”

Os pesquisadores concluíram: “Não há evidência convincente de que o uso de polivitamínicos suplementares ou qualquer vitamina específica afeta a ocorrência ou severidade do câncer de próstata. Houve alta heterogeneidade entre os estudos, então é possível que subgrupos indefinidos possam ser beneficiados ou prejudicados pelo uso de vitaminas.”

Esta meta-análise não encontra benefícios para o suplemento por vitaminas e minerais e risco de câncer de próstata.

Para o artigo completo, clique aqui.

Family Practice 28(3):243-252, Junho de 2011 © 2011 O Autor
O efeito de vitaminas e minerais suplementares no desenvolvimento de câncer de próstata: uma revisão sistemática e meta-análise. Julie Stratton and Marshall Godwin. Correspondência para Marshall Godwin: godwinm@mun.ca

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino. Palavras-chave: próstata, câncer, prevenção, vitamina, mineral, revisão sistemática com meta-análise, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 7 de Junho de 2011