Abiraterona e aumento da sobrevida no câncer metastático de próstata

Investigadores de múltiplos países avaliaram se o acetato de abiraterona, um inibidor de biossíntese androgênica, prolonga a sobrevida geral entre pacientes com câncer metastático de próstata resistente a castração que receberam quimioterapia. Foram inscritos aleatoriamente, na proporção de 2:1, 1195 pacientes que receberam anteriormente docetaxel para receber 5mg de prednisona duas vezes por dia com ou 1000 mg de acetato de abiraterona (797 pacientes) ou placebo (398 pacientes). O desfecho primário foi a sobrevida geral. Os desfechos secundários incluíram tempo para a progressão (elevação do nível AEP de acordo com critérios pré-estabelecidos) do antígeno específico de próstata (AEP), sobrevida livre de progressão conforme achados radiológicos baseados em critérios pré-estabelecidos, e a taxa de resposta do AEP.

Os investigadores descobriram: “Após um acompanhamento médio de 12,8 meses, a sobrevida geral foi mais longa no grupo de acetato de abiraterona-prednisona do que no grupo de placebo-prednisona (14,8 meses vs. 10,9 meses). Dados foram pouco conclusivos na análise interina, já que estes resultados excederam os critérios pré-planejados para o término do estudo. Todos os desfechos secundários, incluindo os tempos de progressão do AEP (10,2 vs. 6,6 meses), de sobrevida livre de progressão (5,6 meses vs. 3,6 meses), e da taxa de resposta do AEP (29% vs. 6%,), favoreceram o grupo de tratamento. Eventos adversos relacionados a mineralocorticóides, incluindo retenção de líquido, hipertensão, e hipocalemia, foram mais freqüentemente reportados no grupo de acetato de abiraterona-prednisona do que no grupo de placebo-prednisona.”

Os investigadores concluíram: “A inibição de biossíntese androgênica por acetato de abiraterona prolongou a sobrevida geral entre os pacientes com câncer metastático de próstata resistente a castração que receberam quimioterapia anteriormente.”

Um benefício modesto de sobrevivência. Informações adicionais sobre custo e qualidade de vida seriam úteis.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:1995-2005, 26 de Maio de 2011 © 2011 à Sociedade Médica de Massachusetts
Abiraterona e Aumento da Sobrevida no Câncer Metastático de Próstata. Johann S. de Bono, Christopher J. Logothetis, Arturo Molina, et al. Correspondência para Dr. de Bono: johann.de-bono@icr.ac.uk

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino, Seio. Palavras-chave: câncer de próstata, quimioterapia, abiraterona, prednisona, docetaxel, teste selecionado controlado, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 7 de Junho de 2011