A tomada de decisão em relação à medicação para prevenção cardiovascular primária

Iniciativas de garantia da qualidade encorajam a adesão às diretrizes de base científica baseadas na consideração do benefício do tratamento. Autores americanos examinaram a disposição de idosos para tomarem medicação para prevenção da doença cardiovascular primária de acordo com seus benefícios e danos. Eles conduziram entrevistas pessoais com 356 idosos. Os participantes foram perguntados a respeito de sua disposição para tomarem medicamentos para a prevenção primária de infarto do miocárdio (IM) com benefícios variados em termos de redução do risco absoluto em 5 anos e danos variados em termos de tipo e severidade dos efeitos colaterais.

Eles descobriram: “A maioria (88%) tomaria a medicação, fornecendo benefício absoluto de 6 poucas pessoas com IM de 100, aproximando a redução de risco médio dos medicamentos disponíveis atualmente. Dos participantes que não a tomariam, 17% mudaram de preferência se o benefício absoluto fosse aumentado para 10 poucas pessoas com IM, e, dos participantes que a tomariam, 82% mantiveram-se dispostos se o benefício absoluto fosse diminuído para 3 poucas pessoas com IM. Em contraste, grandes proporções (48%-69%) estavam relutantes ou incertas sobre tomar a medicação com o benefício médio causando fatiga leve, náusea, ou pensamentos confusos, e somente 3% tomaria a medicação com efeitos colaterais tão severos a ponto de afetar o funcionamento.”

Os autores concluíram: “A disposição de idosos para tomar medicação para prevenção de doença cardiovascular primária é relativamente indiferente ao seu benefício, mas é altamente sensível aos seus efeitos colaterais. Estes resultados sugerem que as diretrizes clínicas e decisões sobre a prescrição de tais medicamentos para idosos necessitam pôr ênfase tanto nos benefícios quanto nos danos.”

Diretrizes devem levar em consideração especificamente as preferências do paciente.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(10):923-928, 23 de Maio de 2011 © 2011 à Associação Médica Americana
Efeitos de Benefícios ou Danos na Disposição de Idosos para Tomar Medicação para Prevenção Cardiovascular Primária. Terri R. Fried, Mary E. Tinetti, Virginia Towle, John R. O’Leary, Lynne Iannone.

Categoria: HSR. Health Services Research, K. Circulatório. Palavras-chave: doença cardiovascular, infarto do miocárdio, prevenção primária, medicação, idosos, diretrizes de base científica, danos do tratamento, pesquisa de opinião, observação diária.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 7 de Junho de 2011