A cirurgia bariátrica é benéfica em pacientes de alto risco?

A cirurgia bariátrica é benéfica em pacientes de alto risco?

Existem evidências de um benefício de mortalidade com cirurgia bariátrica, mas os dados são principalmente de pacientes jovens do sexo feminino. Estes pesquisadores americanos examinaram a cirurgia bariátrica e se ela está ligada a uma redução da mortalidade em pacientes de alto risco. Foi realizado um estudo coorte retrospectivo de pacientes da cirurgia bariátrica nos centros médicos de Veteranos, que incluía predominantemente homens mais velhos de alto risco. Foram comparados 850 pacientes de cirurgia bariátrica com 41.244 controles não-cirúrgicos. Modelos de risco proporcionais de Cox foram utilizados para análise.

Os pesquisadores descobriram que: “Entre pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, as taxas brutas de mortalidade em 1-, 2-, e 6- anos foram de, respectivamente, 1,5%, 2,2% e 6,8%, comparadas a 2,2%, 4,6% e 15,2% para controles não-cirúrgicos. Na regressão não-ajustada de Cox, a cirurgia bariátrica foi associada à redução da mortalidade (taxa de risco {TR}, 0,64). Após ajuste covariável, a cirurgia bariátrica manteve-se associada à redução da mortalidade (RR, 0,80). Analisando 1694 pacientes com propensão equivalente, a cirurgia bariátrica não foi mais significativamente associada à redução de mortalidade em regressões não-variáveis de Cox (TR, 0,83) e ajustadas ao tempo (TR, 0,94).”

Os pesquisadores concluíram que: “Em análises propensas a ajuste de pontuação em pacientes mais velhos com obesidade grave com mortalidade elevada em centros médicos de Veteranos, o uso de cirurgia bariátrica comparado ao cuidado usual não foi associado à diminuição da mortalidade durante um período de 6,7 anos de acompanhamento.”

Esta coorte de idosos comparativamente, pacientes de maior risco de mortalidade não encontraram nenhum benefício com a cirurgia bariátrica.

Para resumo completo, clique aqui.

JAMA 305(23):2419-2426, 15 de junho 2011 © 2011 American Medical Association
Survival Among High-Risk Patients After Bariatric Surgery. Matthew L. Maciejewski, Edward H. Livingston, Valerie A. Smith, et al.

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: cirurgia bariátrica, mortalidade, homens, veteranos, alto risco, estudo coorte retrospectivo, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 01 de julho de 2010