Benefícios à saúde da vacina contra rotavírus superam o risco de intussuscepção

Visto que a vigilância pós-licenciamento determinou que uma vacina prévia contra o rotavírus, RotaShield, causou intussuscepção em 1 a cada 10.000 receptores, estes autores de diversos países avaliaram a associação da nova vacina monovalente contra o rotavírus (RV1) com a intussuscepção após imunização rotineira de crianças no México e no Brasil utilizando metodologia de série de casos e caso-controle.

Eles descobriram que: “Nós cadastramos 615 pacientes (285 no México e 330 no Brasil) e 2050 de controle. Um risco aumentado de intussuscepção de 1 a 7 dias após a primeira dose de RV1 foi identificado entre crianças no México utilizando ambos os métodos de série de casos (razão de incidência, 5,3) e de caso controle (razão de probabilidade, 5,8). Nenhum risco significativo foi encontrado após a primeira dose entre crianças no Brasil, mas um risco aumentado, embora menor que o constatado após a primeira dose no México – um aumento pelo fator de 1,9 para 2,6 – foi visto de 1 a 7 dias após a segunda dose.Um excedente anual combinado de 96 casos de intussuscepção no México (aproximadamente 1 em 51.000 crianças) e no Brasil (aproximadamente 1 em 68.000 crianças) e 5 mortes por intussuscepção foram atribuídos à RV1. No entanto, a RV1 preveniu aproximadamente 80.000 hospitalizações e 1300 mortes por diarréia a cada ano nestes dois países.”

Os autores concluíram que: “a RV1 foi associada a um risco de curto-prazo de intussuscepção em aproximadamente 1 em cada 51.000 a 68.000 crianças vacinadas. O número absoluto de mortes e hospitalizações evitadas excedeu em muito o número de casos de intussuscepção que pode ter sido associados com a vacinação.”

Os benefícios claramente superaram os riscos nestas populações. Os pais deveriam se informar dos riscos versus os benefícios antes da imunização por consentimento informado.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:2283-2292, 16 de junho de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Intussusception Risk and Health Benefits of Rotavirus Vaccination in Mexico and Brazil. Manish M. Patel, Vesta Richardson López-Collada, Marília Mattos Bulhões,et al. Correspondência a Dr. Patel: mpatel@cdc.gov

Categoria: D. Digestivo, B. Sangue/ Mecanismos de Imunidade. Palavras-chave: vacina, rotavírus, monovalente, instussuscepções, morte, estudo de série e caso-controle, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor em 1º de julho de 2011