Estilo de vida e ganho de peso a longo-prazo

Dieta específica e outros estilos de vida podem afetar o sucesso da estratégia de sondagem direta ‘coma menos e se exercite mais’ para prevenir o ganho de peso a longo-prazo. Estes autores americanos executaram estudos prospectivas envolvendo três coortes separados que incluíram 120.877 mulheres e homens americanos que eram livres de doenças crônicas e não obesos no iníco do estudo, com períodos de acompanhamento de 1986 a 2006, 1991 a 2003 e 1986 a 2006. As relações entre mudanças em fatores do estilo de vida e a mudança de peso foram avaliadas em intervalos de quatro anos, com ajustes multivariáveis feitos para idade, índice de massa corporal do início do estudo para cada período, e todos os fatores do estilo de vida simultaneamente. Resultados específicos de coorte e sexo-específico foram similares e estabelecidos numa meta-análise.

Eles descobriram que: “Dentro de cada período de 4 anos, os participantes ganharam em média 1,52Kg. Na base das porções diárias aumentadas dos componentes individuais da dieta, a mudança de peso em 4 anos foi mais fortemente associada à adição de batatas fritas (0,77Kg), batatas (0,63Kg), bebidas adoçadas com açúcar (0,45Kg), carne vermelha não processada (0,43Kg) e carnes processadas (0,42Kg) e foi inversamente associada à adição de vegetais (-0,1Kg), cereais integrais (-0,17Kg), frutas (-0.22Kg), nozes (-0,26Kg), e iogurte (-0,37Kg). Mudanças agregadas na dieta foram associadas a diferenças substanciais na mudança de peso. Outros fatores de estilo de vida também foram associados independentemente à mudança de peso, incluindo atividades físicas (-0,80Kg entre os quintis); uso de álcool (0,19Kg por dose por dia), tabagismo (novos desistentes, 2,35Kg; ex-fumantes, 0,06Kg), sono (maior ganho de peso com menos de 6 ou mais de 8 horas de sono), e assistir televisão (0,14Kg por hora por dia).”

Eles concluíram que: “Fatores específicos de dieta e estilo de vida são associados independentemente ao ganho de peso a longo prazo, a um efeito agregado substancial e implicações nas estratégias para prevenir a obesidade.”

A grande dimensão desta meta-análise reforça sua credibilidade.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:2392-2404, 23 de Junho de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Changes in Diet and Lifestyle and Long-Term Weight Gain in Women and Men. Dariush Mozaffarian, Tao Hao, Eric B. Rimm, Walter C. Willett, and Frank B. Hu. Correspondência para Dr. Mozaffarian: dmozaffa@hsph.harvard.edu

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: ganho de peso, adultos, dieta, atividade física, álcool, fumo, sono, televisão, meta-análise de estudos observacionais, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 1 de julho de 2011