Farmacoterapia para enurese noturna

Na edição de maio de 2011 de Canadian Family Physician tem uma Revisão Clínica intitulada Oxibutinina para tratamento de enurese em crianças por Bat-Chen Friedman, Boris Friedman, e Ran D. Goldman que começa: “Enurese Noturna (EN) é a passagem de urina involuntária durante o sono depois controle noturno da bexiga, que é geralmente aceito em crianças de 5 anos de idade. Aproximadamente 15% das crianças molham a cama à noite aos 5 anos, e há uma taxa de resolução espontânea de mais ou menos 15% ao ano. Enurese Noturna é classificada como monossintomática ou polissintomática. A maioria das crianças (80% a 85%) com EN que só molham a cama à noite são classificadas como monossintomáticas. Crianças com EN polissintomática também possuem sintomas vesicais durante o dia tais como urgência, freqüência, ou outros sinais de instabilidade da bexiga. Embora seja uma condição em sua maioria benigna e auto-limitada, a EN pode causar angústia considerável para a criança e seus pais, e um tratamento bem sucedido tem mostrado melhora da auto-estima da criança e sua função psicológica. Porém, o tratamento antes dos 6 anos é raramente indicado.

“A patogênese da EN é multifatorial e envolve hormônios (níveis baixos de vasopressina), funcional (instabilidade da bexiga), relacionado ao sono e fatores psicológicos. Tratamento para EN visa abordar diferentes mecanismos patogênicos subjacentes. Desmopressina, um análogo sintético da vasopressina, atua na diminuição do débito urinário através da retenção de água. Alarmes de enurese são destinados a incentivar o despertar em resposta a sensação de bexiga cheia, e a oxibutinina age na instabilidade do músculo detrusor da bexiga. A imipramina, um antidepressivo tricíclico, também é usada para tratamento da EN. Tem demosntrado melhora nos sintomas, mas seu mecanismo de ação exata não é totalmente conhecido. A desmopressina é o tratamento de escolha de primeira linha na EN monossitomática. Entretanto, em 2007 a Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) emitiu um alerta restringindo o uso de desmopressina intranasal (mas não a oral) em crianças devido ao risco de hiponatremia grave e convulsões. Consequentemente, oxibutinina pode ser mais frequentemente prescrita para EN.”

Para resumo completo, clique aqui.

Canadian Family Physician 57 (5):559-561 © 2011 por The College of Family Physicians of Canada
Oxybutynin for treatment of nocturnal enuresis in children. Bat-Chen Friedman, Boris Friedman, and Ran D. Goldman. Correspondence to Ran D. Goldman: rgoldman@cw.bc.ca

Categoria: U. Sistema Urinário. Palavras-chave: enurese noturna, oxibutinina, desmopressina, imipramina, crianças, efeitos colaterais, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicada em Global Family Doctor 28 de junho de 2011