Informações baseadas em evidências afetam a escolha de pacientes no rastreamento do câncer colorretal?

Estes alemães pesquisaram se as informações sobre os riscos do rastreamento de câncer colorretal afetam a escolha dos pacientes pelo rastreamento. Eles realizaram um estudo controlado randomizado de pacientes de 50-75 anos sem histórico de câncer de colo (n=1577) através de um sistema legal de seguro de saúde com seis meses de acompanhamento. Os inscritos foram randomizados por um panfleto baseado em evidências e dois módulos online opcionais ou um folheto informativo do programa alemão de rastreamento de câncer colorretal. Conhecimento e atitude foram avaliados durante 6 semanas e o rastreamento depois de 6 meses.

Os pesquisadores descobriram que: “A taxa de resposta para o retorno de ambos os questionários foi de 92.4% (n=1457). 345/785 (44.0%) dos participantes do grupo de intervenção optaram por uma escolha informada, comparado com 101/792 (12.8%) do grupo controle (diferença de 31.2). Mais participantes do grupo de intervenção tiveram “bom conhecimento” (59.6% (n=468) contra 16.2% (128), diferença de 43.5%). Uma "atitude positiva" em relação ao rastreamento de câncer colorretal prevaleceu em ambos os grupos, mas foi significativamente menor no grupo de intervenção (93.4% (733) v 96.5% (764), diferença de -3.1%). A intervenção não teve efeito na combinação de captação real e prevista (72.4% (568) contra 72.9% (577)).”

Os pesquisadores concluíram que: “Informaçoes de risco sobre o rastreamento do cancer colorretal baseada em evidëncias aumentou a escolha informada, melhorou o conhecimento com pouca mudança na atitude. A intervenção não afetou a combinação de captação real e planejada de rastreamento.”

Ao fornecer a informação baseada em evidência sobre o câncer colorretal aumentou o senso do paciente de estar bem informado, não afetou as taxas de rastreamento do câncer.

Para resumo completo, clique aqui.

BMJ 342:d3193, 2 June 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Effect of evidence based risk information on "informed choice" in colorectal cancer screening: randomised controlled trial. Anke Steckelberg, Christian Hülfenhaus, Burkhard Haastert, Ingrid Mühlhauser. Correspondência para A Steckelberg: asteckelberg@uni-hamburg.de

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: câncer, colo, colorretal, rastreamento, informado consentir, estudo controlado randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado no Global Family Doctor 28 de junho de 2011