Inserção imediata de DIU (Dispositivo Intra-Uterino) após aspiração uterina

Estes autores americanos realizaram um estudo randomizado de não inferioridade envolvendo mulheres submetidas à aspiração uterina devido aborto induzido ou espontâneo de 5 a 12 semanas de gestação que desejavam um DIU. As pacientes foram randomizadas (numa relação 5:6) para inserção do DIU imediatamente após o procedimento ou de 2 a 6 semanas após (inserção tardia). O desfecho primário foi a taxa de expulsão do DIU 6 meses após a inserção do DIU; uma taxa de expulsão 8 pontos percentuais maior no grupo de inserção imediata foi definida como inferior.

Eles descobriram que: “Entre as 575 mulheres que se submeteram a randomização, foi inserido um DIU em 100% (258 de 258) das mulheres no grupo de inserção imediata e em 71,3% (226 de 317) daquelas no grupo de inserção tardia. O risco de expulsão dentro de 6 meses foi de 5,0% (13 de 258 mulheres) após a inserção imediata e 2,7% (6 de 226) após inserção tardia, que foi consistente com o critério pré-definido para a não inferioridade. As taxas de seis meses do uso do DIU foram maiores no grupo de inserção imediata (92,3% contra 76,6% de inserção tardia). Eventos adversos foram raros e não diferiu significantes entre os grupos. Nenhuma gravidez ocorreu no grupo de inserção imediata; cinco ocorreram no grupo de inserção tardia, todos os casos em mulheres que nunca haviam utilizado um DIU.”

Os autores concluíram que: “A taxa de 6 meses da expulsão de um DIU após inserção imediata foi maior mas não inferior à da inserção tardia. A inserção imediata resultou em taxas maiores do uso de DIU nos 6 meses, sem um aumento no risco de complicações.”

Em um balanço, a inserção imediata do DIU parece ser preferível.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 364:2208-2217, 9 de junho de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Immediate versus Delayed IUD Insertion after Uterine Aspiration. Paula H. Bednarek, Mitchell D. Creinin, Matthew F. Reeves, et al. Correspondência para Dr. Bednarek: bednarek@ohsu.edu

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: dispositivo intrauterino, aborto no 1º trimestre, estudo controlado randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 28 de junho de 2011