OK parar de fumar pouco antes da cirurgia

Estes autores do Reino Unido realizaram uma meta-análise para examinar estudos existentes sobre tabagismo que comparem pacientes cirúrgicos que pararam de fumar recentemente com aqueles que continuam fumando para fornecer uma recomendação com base em evidências para os funcionários da linha de frente. Preocupações foram expressas de que parar de fumar dentro de 8 semanas antes de cirurgia pode ser prejudicial para os resultados pós-operatórios. Isto tem gerado uma incerteza considerável inclusive em serviços de assistência a saúde que consideram o aconselhamento para a cessação do tabagismo no ambiente hospitalar uma prioridade importante. Os dados foram inseridos em 3 meta-análises separadas que consideraram todos os estudos disponíveis, estudos com baixo risco de viés que validou abstinências auto-relatadas (para avaliar possíveis benefícios), e estudos de complicações pulmonares apenas (para avaliar possíveis riscos).

Eles descobriram que: “Nove estudos preencheram os critérios de inclusão. Um encontrou um efeito benéfico em parar de fumar recente comparado com a permanência do tabagismo, e nenhum identificou qualquer efeito prejudicial. Na meta-análise, parar de fumar dentro de 8 semanas antes de cirurgia não foi associado ao aumento ou à diminuição das complicações pós-cirúrgicas em geral em todos os estudos disponíveis (RR, 0,78, NS), para um grupo de 3 estudos com pontuações de alta qualidade (RR, 0,57, NS), ou para um grupo de 4 estudos que avaliaram especificamente complicações pulmonares (RR, 1,18, NS).”

Os autores concluíram que: “Dados existentes indicam que a preocupação de que parar de fumar apenas algumas semanas antes de cirurgia pode piorar os resultados pós-operatórios não tem fundamento. Outros estudos maiores seriam úteis para se alcançar conclusões mais fortes. Os pacientes devem ser aconselhados a parar de fumar o mais cedo possível, mas não há evidência que sugira que os profissionais de saúde não devam aconselhar os fumantes a pararem de fumar em período algum anterior à cirurgia.”

É importante acabar com este mito.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(11):983-989, 13 de junho de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Stopping Smoking Shortly Before Surgery and Postoperative Complications-A Systematic Review and Meta-analysis. Katie Myers, Peter Hajek, Charles Hinds, Hayden McRobbie. Correspondência para Dr. Myers: k.myers@qmul.ac.uk

Categoria: Doenças Respiratórias, Problemas Sociais. Palavras-chave: parar de fumar, complicações cirúrgicas, meta-análise,Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 28 de junho de 2011