Terapia antiviral para câncer de fígado relacionado à hepatite B

Pesquisadores de Hong Kong avaliaram se o começo da terapia antiviral após hepatectomia melhora o prognóstico de carcinoma hepatocelular (CHC) em pacientes pré-operatórios nunca antes tratados com antivirais com infecção crônica por vírus da hepatite B (VHB). Foi conduzida uma análise retrospectiva de um banco de dados coletados prospectivamente.

Os pesquisadores descobriram que: “Cento e trinte e seis pacientes receberam hepatectomia importante para CHC relacionado a VHB de 1° de setembro de 2003 a 31 de dezembro de 2007. Dentre eles, 42 pacientes receberam terapia antiviral (grupo de tratamento) após hepatectomia, sendo que 94 não a receberam (grupo controle). Dados demográficos, função hepática pré-operatória, as características do tumor, e função hepática no momento da recidiva do tumor foram comparáveis entre os dois grupos. Taxas de sobrevivência livre de doença e global foram significativamente prolongada no grupo de tratamento. As taxas de sobrevida global de 1-, 3- e 5- anos no grupo de tratamento foram de 88,1%, 79,1% e 71,2%, respectivamente; no grupo controle, 76,5%, 47,5% e 43,5%, respectivamente. As taxas de sobrevivencia livre de doença de 1-, 3- e 5- anos no grupo de tratamento foram de 66,5%, 51,4% e 51,4%, respectivamente; no grupo controle, 48,9%, 33,8% e 33,8%, respectivamente. A análise de subgrupo estratificado contra o estágio do tumor, e a principal invasão vascular mostrou que o tratamento antiviral de pós-hepatectomia conferiu um benefício de sobrevivência significativo nos estágios I e II de tumor ou CHC sem invasão venosa importante.”

Os pesquisadores concluíram que: “A terapia antiviral melhora o prognóstico de CHC relacionado à VHB. Deve ser considerado para CHC relacionado à VHB, especialmente em tumores em estágio inicial.”

Estes resultados de dados observacionais devem ser confirmados com um teste clínico bem desenhado.

Para resumo completo, clique aqui.

Arch Surg 146(6):675-681, junho de 2011 © 2011 para American Medical Association
Impact of Antiviral Therapy on the Survival of Patients After Major Hepatectomy for Hepatitis B Virus-Related Hepatocellular Carcinoma. Albert C. Y. Chan, Kenneth S. H. Chok, Wai Key Yuen, et al. Correspondência para Dr. Chan: acchan@hku.hk

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: hepatite B, terapia antiviral, carcinoma hepatocelular, sobrevivência, estudo de grupo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 1 de julho 2011