Uso de Inibidores de Bomba de Próton (IBP) associado à diminuição na eficácia antifratura do alendronato

Biologicamente, IBPs podem afetar a absorção de cálcio, vitamina B12, e bisfosfonatos e podem afetar a bomba de próton dos osteoclastos, interagindo assim com a eficácia antifratura do bisfosfonato. Além disso, os próprios IBPs têm sido ligados a fraturas osteoporóticas. Estes autores dinamarqueses realizaram um estudo de base populacional, com base no registro nacional, um coorte aberto de 38.088 usuários do novo alendronato de sódio com uma duração média de acompanhamento de 3,5 anos. Eles relacionaram o risco de fratura do quadril aos recentes registros farmacêuticos de reabastecimento das prescrições de alendronato.

Estes autores concluíram que: “O uso simultâneo de IBP foi associado com a perda de de proteção, dose-dependente, contra fratura do quadril do alendronato em pacientes idosos. Este é um estudo observacional, logo uma prova formal de causalidade não pode ser feita, mas a relação entre dose-resposta e a falta de impacto no uso anterior de IBP fornece motivos razoáveis para desencorajar o uso de IBPs para controlar as queixas do trato gastrointestinal em pacientes tratados com bisfosfonatos orais.”

Evidências físicas desencorajam o uso contínuo de IBP em idosos estão aumentando.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(11):998-1004, 13 de junho de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Proton Pump Inhibitor Use and the Antifracture Efficacy of Alendronate. Bo Abrahamsen, Pia Eiken, Richard Eastell. Correspondência para Dr. Abrahamsen: b.abrahamsen@physician.dk

Categoria: Digestivo, Músculo-esquelético. Palavras-chave: inibidor de bomba de prótons, IBP, alendronato, fratura de quadril, estudo coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 28 de junho de 2011