Mulheres que se exercitam durante a gravidez se sentem mais saudáveis

 

Estes autores espanhóis conduziram um ensaio clínico randomizado para testar o efeito de atividade física moderada que é realizada por mulheres saudáveis durante toda a gravidez em sua percepção de status de saúde. Eles incluíram 80 mulheres sedentárias e as designaram aleatoriamente para um grupo de exercícios (n = 40) ou um grupo de controle (n = 40). A percepção materna de status de saúde e vários resultados da gravidez foram registrados.

 

Eles descobriram que: “Diferenças significativas foram descobertas entre grupos de estudo na porcentagem de mulheres que perceberam que seu status de saúde era ‘muito bom’; os valores correspondentes ao grupo de exercício (n=18; 54,5%) foram melhores que os do grupo de controle (n=9; 27,3%). Além disso, as mulheres do grupo de exercício ganharam menos peso (11.885g) que as do grupo de controle (13.903g).”

Os autores concluíram: “Um programa de atividade física moderada que é executado durante o 1º, 2º e 3º trimestres de gravidez melhora a percepção materna do estado de saúde.”

Não é surpreendente, mas legal de demonstrar.

Para o artigo completo, clique aqui.

Am J Obstet Gynecol 204:402.e1-402.e7 © 2011 para Mosby, Inc.
Exercise during pregnancy improves maternal health perception: a randomized controlled trial. Ruben Barakat, Mireia Pelaez, Rocio Montejo, Maria Luaces, Maria Zakynthinaki. Correspondência a Dr. Zakynthinaki: marzak@icmat.es

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: gravidez, sedentário, exercício, percepção da saúde, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 31 de Maio de 2011