Lactogênese não é comprometida por implante contraceptivo pós-parto

 Estes investigadores americanos compararam a lactogênese após inserção pós-parto precoce (1-3 dias) versus padrão (4-8 semanas) do implante contraceptivo etonogestrel. Mulheres de periparto saudável com recém-nascidos saudáveis que desejaram o implante contraceptivo de etonogestrel foram cadastradas e randomizadas.Os primeiros resultados, tempo para lactogênese estágio II e insuficiência na amamentação, foram documentados por uma medida validada. A margem de não-inferioridade para a diferença média a tempo da lactogênese estágio II foi definida como 8 horas adicionais. Dados secundários (continuação de dispositivo e uso de contraceptivo, análise do leite materno, taxas de suplementação, efeitos colaterais, e padrões de sangramento) foram coletados em intervalos periódicos de 6 meses.

Eles descobriram que: “Sessenta e nove mulheres foram cadastradas. Trinta e cinco foram designadas para a inserção precoce e 34 para a inserção padrão. Não houveram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em idade, raça, paridade, modo de parto, uso de anestesia, ou experiência prévia de amamentação. A inserção precoce não se demonstrou inferior à inserção padrão a tempo da lactogênese estágio II (precoce: 64,3 horas; padrão: 65,2 horas, diferença média). A inserção precoce também não se demonstrou inferior à inserção padrão na incidência de insuficiência na amamentação (1/34 {3%} no grupo de inserção precoce, 0/35 {0%} no grupo de inserção padrão). O uso da fórmula de suplementação não foi significativamente diferente entre os grupos. A composição do leite em 6 semanas não foi significativamente diferente entre os grupos.”

Os autores concluíram: “Resultados da amamentação foram similares em mulheres que se submeteram precocemente comparados com a inserção padrão pós-parto do implante de etonogestrel.”

A inserção precoce seria aconselhável quando há preocupações quanto ao cuidado no acompanhamento.

Para o artigo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 117(5):1114-1121, Maio de 2011 © 2011 para a American College of Obstetricians and Gynecologists
Lactogenesis After Early Postpartum Use of the Contraceptive Implant: A Randomized Controlled Trial. Shawn E. Gurtcheff, David K. Turok, Greg Stoddard, Patricia A. Murphy, Mark Gibson, Kirtly P. Jones.

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar, X. Sistema Genital Feminino, Seios. Palavras-chave: contracepção, implante de etonogestrel pós-parto, lactogênese, amamentação, ensaio clínico randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 31 de Maio de 2011