Autoanticorpos da tireóide, aborto e parto prematuro em mulheres eutireóideas

O hipotireoidismo é associado a resultados de gravidez fraca. Estes pesquisadores ingleses examinaram os autoanticorpos da tireóide e o risco de aborto e parto prematuro em pacientes eutireóideas grávidas através de uma revisão e meta-análise sistemática. Eles pesquisaram no Medline, Embase, Cochrane Library, e SCISEARCH sem restrições de linguagem para estudos de caso-controle e de coorte levantando 31 estudos com 12 126 mulheres, visando o aborto e cinco estudos adicionais com 12?566 mulheres avaliaram a associação ao parto prematuro.

Os pesquisadores observaram que: "Dos 31 estudos avaliando o abordo, 28 mostraram uma associação positiva entre os autoanticorpos da tireóide e o aborto. A meta-análise dos estudos de coorte mostraram mais do que triplicando nas chances de aborto com a presença de autoanticorpos da tireóide (taxa de probabilidade 3,90). Para os estudos de caso-controle, a taxasde probabilidade para o aborto foi de 1,80). Houve uma probabilidade em dobro significante de parto prematuro com a presença de autoanticorpos da tireóide (2,07). Dois estudos randomizados avaliaram o efeito do tratamento com levontiroxina no aborto. Ambos mostraram uma queda nas taxas de aborto, e a meta-análise apresentou uma redução significativa do risco relativo de 52% em abortos com levontiroxina (risco ralativo 0,48); Um estudo relatou sobre o efeito de levontiroxina na taxa de nascimento prematuro, e anotou uma redução de risco relativo de 69% (0,31)."

Os pesquisadores concluíram: “A presença de autoanticorpos maternos da tireoide estão fortemente associados ao aborto espontâneo e ao parto prematuro. Há evidências de que o tratamento com levotiroxina pode atenuar os riscos. ”

Autoanticorpos da tireoide estão associados aos resultados de uma gestação debilitada mesmo quando as funções da tireoide estão intactas.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 342:d2616, 9 de Maio de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Association between thyroid autoantibodies and miscarriage and preterm birth: meta-analysis of evidence. Shakila Thangaratinam, Alex Tan, Ellen Knox, Mark D Kilby, Jayne Franklyn, Arri Coomarasamy. Correspondência a A Coomarasamy: a.coomarasamy@bham.ac.uk

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, W.Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: autoanticorpos da tireóide, gravidez, aborto espontâneo, parto prematuro, levotiroxina, revisão sistemática e meta-análise, observação diária. .
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 31 de Maio de 2011