IBPs afetam o resultado cardiovascular de pacientes tratados com aspirina?

 Pesquisadores dinamarqueses testaram se o uso de inibidor de bomba de próton afetou a taxa de pacientes cardíacos fazendo uso de aspirina seguinte a infarto inicial do miocárdio. Eles executaram um estudo retrospectivo em nível nacional de propensão marcada usando dados administrativos de todos os hospitais dinamarqueses. Utilizaram um ponto final combinado de morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou derrame. Examinaram os dados com a análise Kaplan-Meier. Modelos Cox de risco proporcional, e Modelos Cox de propensão marcada.

Os pesquisadores descobriram: “3366 dos 19.925 (16,9%) pacientes tratados com aspirina experimentaram recorrente infarto do miocárdio, derrame, ou morte cardiovascular. A razão de risco para o ponto final combinado em pacientes recebendo inibidores de bomba de próton baseado no Modelo Cox de risco proporcional dependente do tempo foi de 1,46 e para o modelo de propensão marcada baseado em 8318 pacientes foi de 1,61. Uma análise de sensibilidade não mostrou aumento no risco relacionado ao uso de bloqueadores de receptores de H2 (1,04).”

Os pesquisadores concluíram: “Em pacientes tratados com aspirina com infarto do miocárdio pela primeira vez, o tratamento com inibidores de bomba de próton foi associado com o aumento do risco de eventos cardiovasculares adversos.”

Este estudo sugere que o uso de inibidores de bomba de próton aumenta o risco de eventos cardiovasculares em pacientes em tratamento com aspirina seguinte a infarto do miocárdio incidente.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 342:d2690, 11 de Maio de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Proton pump inhibitor use and risk of adverse cardiovascular events in aspirin treated patients with first time myocardial infarction: nationwide propensity score matched study. Mette Charlot, Erik L Grove, Peter Riis Hansen, et al. Correspondência a M Charlot: mc@heart.dk

Categoria: D. Digestivo, K. Circulatório. Palavras-chave: inibidor de bomba de próton, aspirina, infarto do miocárdio, derrame, mortalidade, estudo retrospectivo em nível nacional de propensão marcada, observação diária.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 31 de Maio de 2011