Curso de longo prazo de aneurismas coronarianos gigantes da doença de Kawasaki

Os aneurismas coronarianos são uma complicação temida da doença de Kawasaki. Estes pesquisadores japoneses examinaram o prognóstico de longo prazo de pacientes com a doença de Kawasaki com aneurismas gigantes. Eles coletaram demográficos de pacientes, dados sobre a intervenção e o status de sobrevivência em 76 pacientes de uma única instituição no Japão.

Os pesquisadores descobriram que: "A idade média nos primeiros sintomas foi de 2, 9±2,9 anos, e o período de observação mediano foi de 19 anos. Durante este período, 7 pacientes morreram e 1 paciente passou por um transplante de coração, resultando em 95%, 88% e 88% de taxas de sobrevivência em 10, 20 e 30 anos após os primeiros sintomas da DK, respectivamente. Por outro lado, as intervenções cirúrgicas coronarianas e o cateter (1 intervenção mediana, faixa de 1 a 7 intervenções) foram realizados para aliviar a isquemia coronariana em 46 pacientes (61%) em 1 mês a 21 anos (modo em 1 mês) após os primeiros sintomas, resultando em 28%, 43% e 59% de taxas de intervenção coronarianas cumulativas em 5, 15 e 25 anos após os primeiros sintomas, respectivamente."

Os pesquisadores concluíram que: "A sobrevivência a longo prazo dos pacientes com a doença de Kawasaki complicada por aneurismas coronarianos gigantes é moderadamente boa com cateter múltiplo e intervenções cirúrgicas. Pesquisas posteriores poderiam focar na prevenção do remodelamento vascular coronariano e nas indicações e eficácia das intervenções percutânea e cirúrgica coronariana."

Este estudo fornece informações importantes sobre o curso clínico de longo prazo em pacientes com aneurisma coronariano devido à doença de Kawasaki

 

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 123(17):1836-1842, 3 de Maio de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Long-Term Prognosis of Patients With Kawasaki Disease Complicated by Giant Coronary Aneurysms: A Single-Institution Experience. Kenji Suda, Motofumi Iemura, Hiroshi Nishiono. Correspondências para Kenji Suda: suda_kenji@med.kurume-u.ac.jp

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: doença de Kawasaki, aneurisma coronariano, prognóstico, mortalidade, intervenções, séries de caso, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor em 3 de junho de 2011