Baixos níveis de vitamina D comum durante a gravidez na Austrália

Alta prevalência de níveis de vitamina D abaixo do ideal foi observada em mulheres não consideradas ‘em risco’. O efeito de fatores comportamentais, como a exposição ao sol, vestuário, uso de protetor solar e suplementação de vitamina D nos níveis de vitamina D durante a gravidez é desconhecido. O objetivo dos pesquisadores da Austrália foi determinar os fatores de prevalência e prognosticadores dos níveis de vitamina D abaixo do ideal em 2 clínicas de pré-natal na Austrália. Um estudo transversal em mulheres grávidas foi realizado através de uma pesquisa de fatores comportamentais e demográficos e da determinação de níveis de vitamina D em mães na metade da gestação.

A prevalência de deficiência de vitamina D (menor ou igual a 25 nmol/L) e insuficiência (26-50 nmol/L) foi de 35% em Camberra (n =100) e 25,7% em Campbelltown (n = 101). A maioria dos participantes com níveis de vitamina D abaixo do ideal tinham insuficiência de vitamina D. Dentre as mulheres deficientes em vitamina D, 38% eram brancas. A exposição da pele foi o principal determinante comportamental do nível de vitamina D na gravidez na análise univariada. Através dos dados agrupados, a etnia, estação, IMC e uso de suplementos de vitamina D foram os principais fatores preditivos de vitamina D abaixo do ideal. A suplementação de vitamina D em 500 IU/dia foi inadequada para prevenir a insuficiência.

Os pesquisadores concluíram que: "Fatores comportamentais não foram tão preditivos como a etnia, estação e IMC. Como a maioria das participantes tinha um dos fatores de risco preditivos para os níveis de vitamina D abaixo do ideal, um caso poderia ser feito para a suplementação universal com alta dose de vitamina D na gravidez e triagem direcionada contínua das mulheres com os mais altos riscos de deficiência de vitamina D."

Isto pode não ser generalizável internacionalmente.

Para o artigo completo, clique aqui.

Australian and New Zealand Journal of Obstetrics and Gynaecology publicado online em 18 de maio de 2011 © 2011 Os Autores. Australian and New Zealand Journal of Obstetrics and Gynaecology
Vitamin D status and its predictive factors in pregnancy in 2 Australian populations. Sumathy Perampalam, Kirtan Ganda, Kerri-Anne Chow et al. Correspondências para Sumathy Perampalam: sumathy.perampalam@act.gov.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional, W. Gravidez/Parto/Planejamento Familiar. Palavras-chave: fatores preditivos, gravidez, triagem, suplementação, deficiência de vitamina D, estudo de coorte, observação dária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 3 de junho de 2011