Efeito da estimulação epidural da medula espinhal lombossacral após paraplegia

Pesquisadores dos EUA, Rússia e Índia teorizaram se a estimulação epidural tônica da medula espinhal pode modular os circuitos da coluna vertebral em seres humanos para um estado psicológico que permite a entrada sensorial dos movimentos de ficar em pé e caminhar, a fim de servir como uma fonte do controle neural para realizar essas tarefas. Um homem de 23 anos de idade que tinha paraplegia de subluxação C7—T1, decorrente de um acidente com veículo de motor em julho de 2006, apresentou perda total da função motora voluntária clinicamente detectável e preservação parcial das sensações abaixo do segmento T1 da medula espinhal. Após 170 sessões de treinamento locomotor por 26 meses, uma ordem de eletrodo-16 foi cirurgicamente colocada na dura (segmentos da medula L1—S1) em dezembro de 2009, a fim de permitir a estimulação elétrica crônica. A estimulação da medula espinhal foi feita durante sessões que duraram até 250 min.

A estimulação epidural possibilitou ao homem alcançar posição vertical com sustentação de seu peso total, com a assistência de apenas uma balança por 4,25 min. O paciente alcançou esta posição durante a estimulação, através de parâmetros identificados como específicos para a posição em pé, enquanto proporcionava a entrada de carga bilateral proprioceptiva. Também notamos padrões locomotores quando os parâmetros de estimulação foram otimizados para a caminhada. Além disso, 7 meses após a implantação, o paciente recuperou o controle supraespinhal de alguns movimentos da perna, mas somente durante a estimulação epidural.

Os pesquisadores concluíram que: "A estimulação epidural com treinamento de tarefas específicas pode reativar os circuitos neurais poupados previamente silenciosos ou promover a plasticidade. Estas intervenções podem ser uma abordagem clínica viável para a recuperação funcional após paralisia grave."

Descobertas interessantes são uma área potencialmente útil

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 20 de Maio de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Effect of epidural stimulation of the lumbosacral spinal cord on voluntary movement, standing, and assisted stepping after motor complete paraplegia: a case study. Susan Harkema, Yury Gerasimenko, Jonathan Hodes et al. Correspondências para V Reggie Edgerton: vre@ucla.edu

Categoria: N. Neurológico. Palavras-chave: epidural, estimulação, espinha lombossacral, medulla espinhal, voluntário, movimento, em pé, caminhada assistida, paraplegia, estudo de caso, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 3 de Junho de 2011