O pouco efeito da suplementação com levedura rica em selênio nos lipídios plasmáticos

 O status rico em selênio tem sido ligado a níveis altos de colesterol no sangue em estudos transversais. O propósito deste estudo feito por pesquisadores do Reino Unido, Espanha e EUA foi investigar o efeito da suplementação com selênio nos lipídios plasmáticos .Consistiu em um estudo de grupo paralelo cego randomizado, controlado por placebo, estratificado por idade e sexo em 4 práticas gerais no Reino Unido com 501 voluntários entre 60 e 74 anos. Os participantes receberam selênio, 100mcg/d (n=127), 200mcg/d (n=127), ou 300mcg/d (n=126), na forma de levedura rica em selênio ou placebo baseado em selênio (n=121) por 6 meses.

A concentração média de selênio plasmático foi de 88,8ng/g na linha de base e cresceu estatística e significativamente nos grupos de tratamento. A diferença ajustada na mudança nos níveis totais de colesterol para selênio comparada com o placebo foi de -0,22 mmol/L (-8,5 mg/dL) para 100mcg de selênio por dia, -0,25 mmol/L (-9,7mg/dL) para 200mcg de selênio por dia, e -0,07mmol/L (-2,7 mg/dL) para 300mcg de selênio por dia . Reduções similares foram observadas para níveis de colesterol não- HDL. Não houve diferença aparente na mudança nos níveis de colesterol HDL com 100 e 200 mcg de selênio por dia, mas a diferença foi de 0,06mmol/L (2,3mg/dL)ajustados com 300mcg de selênio por dia. A razão total de colesterol HDL diminuiu progressivamente com o aumento da dose de selênio (significativo).

Os pesquisadores concluíram: “A suplementação com selênio pareceu ter efeitos benefícios modestos nos níveis plasmáticos de lipídios nesta amostra de indivíduos com status de selênio relativamente baixo. A significância clínica das descobertas não é clara e não deveria ser usada para justificar o uso da suplementação com selênio como terapia adicional ou alternativa para dislipidemia. Este fato particularmente procede para indivíduos com status elevado de selênio, dadas as limitações do experimento e o potencial risco adicional em outras dimensões metabólicas.”

Parece que não há nada a ser feito.

Para o artigo completo, clique aqui.

Annals of Internal Medicine 154(10): 656-665, 6 de Maio de 2011 © 2011 pela American College of Physicians
Effect of Supplementation With High-Selenium Yeast on Plasma Lipids. Margaret P. Rayman, Saverio Stranges, Bruce A. Griffin, Roberto Pastor-Barriuso and Eliseo Guallar.

Categoria: K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: suplementação, selênio, levedura, plasma, lipídios, experimento randomizado, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 3 de Junho de 2011