Doença cardiovascular futura pode ser calculada usando a idade

 Fatores de risco como pressão sanguínea e colesterol sérico são usados, com a idade, para rastrear eventos de doença cardiovascular futura (DCV). O valor do uso destes fatores de risco comparado com o uso da idade isolada não é conhecido. Os pesquisadores compararam o rastreamento de eventos de DCV futura usando a idade isolada com o rastreamento usando a idade e múltiplos fatores de risco baseados em avaliações de risco Framingham regulares.O risco de DCV de 10 anos foi estimado usando as equações de risco Framingham numa amostra hipotética de uma população de 500.000 pessoas com idade entre 0 e 89 anos. Estimativas de risco foram usadas para identificar indivíduos que tiveram ou não um evento de DCV num período de 10 anos.

O rastreamento da idade usando um corte de 55 anos detectou 86% de todos os primeiros eventos de DVC decorrentes na população todo ano e 72% dos anos de vida livres de DCV perdidos para uma taxa falso-positiva de 24%; para cinco rastreamentos Framingham anuais a taxa falso-positiva foi de 21% para a mesma taxa de detecção de 86%. O custo estimado por ano de vida ganho livre de DCV T foi de £ 2.000 por rastreamento de idade e £2.200 por rastreamento Framingham se este custar £150 e o custo anual de tratamento preventivo for de £200.

Os pesquisadores concluíram: “Rastreamento por idade para eventos futuros de DCV é mais simples que o rastreamento Framingham com um desempenho de rastreamento e custo-benefício similares. Evita-se exames médicos e de sangue. As vantagens do rastreamento por idade na prevenção de ataque do coração e derrame garantem que se considere o seu uso preferencial para rastreamento de fator de risco múltiplo.”

Vale considerar o aumento dos custos na saúde, mas quem irá “comprar” isto?

Para o artigo completo, clique aqui.

PLoS ONE 6(5):e18742 © 2011 Wald et al
Screening for Future Cardiovascular Disease Using Age Alone Compared with Multiple Risk Factors and Age. Nicholas J. Wald, Mark Simmonds and Joan K. Morris. Correspondência a Nicholas Wald: n.j.wald@qmul.ac.uk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: doença cardiovascular, idade, fatores de múltiplos riscos, risco, rastreamento, análise econômica, observação diária.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor em 3 de Junho de 2011