A acurácia do monitoramento de pressão arterial no consultório e em casa

Pesquisadores do Reino Unido compararam a acurácia do monitoramento da pressão arterial no consultório e em casa vis-à-vis monitoramento de pressão arterial ambulatória para diagnosticar hipertensão. Eles realizaram uma revisão sistemática com meta-análise com o Medline, Embase, Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas, DARE, Medion, ARIF e TRIP.
Os pesquisadores descobriram que: "Os 20 estudos escolhidos usaram vários limiares para o diagnóstico de hipertensão, e somente sete estudos (clínica) e três estudos (casa) poderiam ser diretamente comparados com monitoramento ambulatorial. Em comparação com limiares de monitoramento ambulatorial de 135/85 mm Hg, as medidas clínicas acima de 140/90 mm Hg tiveram média de sensibilidade e especificidade de 74,6% e 74,6% respectivamente, enquanto as medidas em casa acima de 135/85 mm Hg tiveram média de sensibilidade e especificidade de 85,7% e 62,4%."
Os pesquisadores concluíram que: "A medida no consultório ou em casa não teve sensibilidade e especificidade suficiente para ser recomendada como um teste de diagnóstico único. Se o monitoramento ambulatorial for tirado como padrão de referência, as decisões de tratamento baseadas em pressão arterial isolada no consultório ou em casa podem resultar em substancial sobrediagnóstico. O monitoramento ambulatorial antes do início do tratamento com drogas ao longo da vida pode levar a uma segmentação mais adequada dotratamento, particularmente em torno do limiar de diagnóstico."

Este estudo sugere que o monitoramento de pressão arterial no consultório ou em casa não é suficientemente preciso para diagnosticar hipertensão, se comparado ao monitoramento de pressão arterial ambulatorial.

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 342:d3621, 24 de junho de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Relative effectiveness of clinic and home blood pressure monitoring compared with ambulatory blood pressure monitoring in diagnosis of hypertension: systematic review. J Hodgkinson, J Mant, U Martin, et al. Correspondências para R J McManus: r.j.mcmanus@bham.ac.uk

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: pressão arterial, hipertensão, casa, clínica, ambulatório, revisão sistemática com meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 12 de julho de 2011