A Erupção Cutânea Generalizada: Parte II. Abordagem Diagnóstica

Na edição de 15 de março de 2010 da American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Abordagem diagnóstica da erupção cutânea generalizada, por John Ely e Mary Seabury Stone que assim começa: “Apesar de ser importante começar a avaliação da erupção cutânea generalizada com um diagnóstico diferencial inclusivo, as possibilidades devem ser reduzidas tomando-se de um histórico focado e buscando fatores clínicos chave para a erupção cutânea. A Parte I deste artigo de duas partes lista as causas comuns, incomuns e raras da erupção cutânea generalizada.

“Na parte II, são descritos os fatores clínicos que ajudam a diferenciar tais erupções cutâneas. Estes fatores incluem elementos-chave do histórico (ex. viagem, exposições ambientais, histórico pessoal ou familiar de atopia); características de lesões individuais, tais como cor, tamanho, forma e escala; áreas de envolvimento e áreas poupadas, com atenção particular para palmas das mãos, solas dos pés, rosto, unhas, áreas expostas ao sol e superfícies extensoras e flexoras das extremidades; lesões pruriginosas ou dolorosas; sintomas sistêmicos, especialmente febre; e sinais dermatológicos, como branqueamento e o fenômeno de Koebner.”

Para o artigo completo, clique aqui.

American Family Physician 81(6):735-739 © 2010 pela American Academy of Family Physicians
Diagnostic approach to the generalized rash. John Ely and Mary Seabury Stone. Correspondências para John Ely:john-ely@uiowa.edu
Categoria: S. Pele. Palavras-chave: erupção, generalizada, abordagem diagnóstica, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Publicado em Global Family Doctor 15 julho 2011