Assistir TV aumenta o risco cardiovascular

Assistir televisão (TV) foi associado a um aumento na morbidade e na mortalidade, embora não haja quantificação desse risco. Os pesquisadores dinamarqueses e americanos desenvolveram uma análise sistemática e meta-análise ou estudos de coorte prospectivos quantificando o risco de assistir à TV e diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas. Eles pesquisaram em Medline e EMBASE sem restrições, suplementando com a revisão de listas de referência obtidas, e chegaram a 8 estudos incluídos (175.938 pacientes para diabetes, 34.253 pacientes para doenças cardiovasculares, e 26.509 pacientes para mortalidade por todas as causas). Foi utilizado um modelo de efeitos aleatórios.
Os pesquisadores descobriram que: "Os riscos relativos agrupados para 2 horas assistindo à TV por dia foram de 1,20 para diabetes tipo 2, 1,15 para doença cardiovascular fatal ou não-fatal, e 1,13 para mortalidade por todas as causas. Enquanto as associações entre o tempo passado em frente à TV e o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares foram lineares, o risco para mortalidade por todas as causas pareceu aumentar ao assistir à TV por mais de 3 horas ao dia. A as diferenças estimadas para o risco absoluto para cada duas horas ao dia em frente à TV foram de 176 casos de diabetes tipo 2 em 100.000 indivíduos por ano, 38 casos de doença cardiovascular fatal em 100.000 indivíduos por ano, e 104 mortes por todas as causas de mortalidade em 100.000 indivíduos por ano."
Os pesquisadores concluíram que: “Assistir à TV por tempo prolongado foi associado a aumento no risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas."

Esta meta-análise descobriu um pequeno, mas estatisticamente significativo, aumento no risco de diabetes, doença cardiovascular e mortalidade ao assistir à TV

Para o artigo completo, clique aqui.

JAMA 305(23):2448-2455, 15 de junho de 2011 © 2011 American Medical Association
Television Viewing and Risk of Type 2 Diabetes, Cardiovascular Disease, and All-Cause Mortality. Anders Grøntved, Frank B. Hu.

Categoria: K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: televisão, TV, diabetes, risco cardiovascular, mortalidade, revisão sistemática com meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor 15 de julho de 2011