Comunicações médicas podem afetar comportamento e atitude tabagista de adolescentes

Aconselhamentos sobre o tabagismo acontecendo em consultórios mostraram ter benefícios no que diz respeito a adultos parando de fumar. Pesquisadores americanos examinaram se tais comunicações de médicos podem afetar atitudes dos adolescentes sobre o tabagismo e uso efetivo do cigarro. Eles realizaram um estudo observacional retrospectivo em adolescentes predominantemente afro-americanos (n=5154). Eles mediram atitudes em relação ao cigarro, conhecimentos sobre cigarro, intenção de fumar, uso do tabaco, e condutas para parar de fumar.
Os pesquisadores descobriram: “Aconselhamento médico e a combinação de triagem e aconselhamento foram associados a atitudes mais saudáveis sobre o tabagismo. Triagem médica e aconselhamento também foram associados com conhecimentos mais apurados no que diz respeito ao dano causado pelo tabaco. Entre fumantes ativos, o aconselhamento médico também foi associado a intenções reduzidas de fumar daqui a 5 anos. De forma importante, jovens aconselhados tinham maior probabilidade de parar de fumar em 6 meses. Além disso, jovens que foram triados pelo seus médicos relataram tentativas significativamente maiores de parar de fumar do que aqueles que não foram selecionados nem aconselhados”.
Os pesquisadores concluíram: “As interações dos médicos relacionadas ao cigarro com adolescentes pareceram impactar positivamente em suas atitudes, conhecimentos, intenções de fumar, e condutas para parar de fumar. Breves intervenções dos médicos têm o potencial de ser uma intervenção essencial em nível de saúde pública através da prevenção, cessação, e redução do tabagismo e de doenças relacionadas ao tabagismo.”

Breves intervenções em consultórios médicos podem ter um efeito benéfico no tabagismo em adolescentes.

Para o resumo completo, clique aqui.

Pediatria 127(6): e1368-e1374, Junho 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Physician Communication Regarding Smoking and Adolescent Tobacco Use. Ashley M. Hum, Leslie A. Robinson, Ashley A. Jackson, Khatidja S. Ali.

Categoria: A. Geral/Não especificada. Palavras-chave: tabagismo, cigarros, adolescentes, médicos, intervenções, estudo de retrospectiva observacional, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 15 Julho 2011