Fibras dietéticas associadas a redução na mortalidade

Levantou-se a hipótese de que as fibras dietéticas reduziriam o risco de doença cardíaca coronariana, diabetes, e alguns tipos de câncer. Estes autores dos EUA examinaram a ingestão de fibras na dieta em relação à mortalidade total e as mortes por causas específicas no Estudo sobre Dieta e Saúde dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde)-AARP, um estudo coorte prospectivo. A dieta foi avaliada usando-se um questionário de frequência de alimentos no início do estudo. A causa de morte foi identificada usando-se o Índice Nacional de Mortes Plus.
Eles descobriram que: "Durante uma média de 9 anos de acompanhamento, identificamos 20.126 mortes em homens e 11.330 mortes em mulheres. A ingestão de fibras na dieta foi associada a um risco significativamente reduzido de morte total tanto para homens como para mulheres (risco relativo de multivariáveis comparando o quintil mais alto e o mais baixo, 0,78 em homens e 0,78 em mulheres). A ingestão de fibras na dieta também reduziu o risco de morte por doenças cardiovasculares, infecciosas, e respiratórias em 24% a 56% em homens e em 34% a 59% em mulheres. Foi observada uma associação inversa entre a ingestão de fibras dietéticas e morte por câncer em homens, mas não em mulheres. Fibras dietéticas originadas de grãos, mas não de outras fontes, foram inversamente relacionadas de forma significativa a mortes totais e por causa específica tanto em homens como em mulheres."
Os autores concluíram que: "As fibras dietéticas podem reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, infecciosas, e respiratórias. A escolha mais frequente por alimentos ricos em fibras pode oferecer benefícios significativos à saúde."

Embora isto não demonstre causalidade, é um acréscimo a nosso conhecimento a respeito das características de uma dieta saudável.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(12):1061-1068, 27 de junho de 2011 © 2011 para o American
Dietary Fiber Intake and Mortality in the NIH-AARP Diet and Health Study. Yikyung Park, Amy F. Subar, Albert Hollenbeck, Arthur Schatzkin. Correspondências para Dr. Park: parkyik@mail.nih.gov

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: fibras dietéticas, mortalidade, estudo de coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 15 de julho de 2011