O hábito de fumar e o curso do câncer de próstata

O tabagismo pode estar ligado a vários cânceres, mas há poucos dados sobre o hábito de fumar e seus efeitos no curso do câncer de próstata. Pesquisadores americanos examinaram o consumo de cigarro, a mortalidade e a recorrência em pacientes com câncer de próstata. Eles realizaram um estudo observacional prospectivo de 5366 homens diagnosticados com câncer de próstata no Estudo de Acompanhamento de Profissionais da Saúde. A recorrência foi definida como um aumento nos níveis de antígeno prostático específico (PSA).
Os pesquisadores descobriram que: "Houve 1630 mortes, 524 (32%) devido ao câncer de próstata e 416 (26%) ao DCV, e 878 recorrências bioquímicas. Taxas brutas absolutas para a morte específica por câncer em pessoas que nunca fumaram versus fumantes regulares foi de 9,6 vs 15,3 a cada 1000 pessoas-anos. Em uma análise multivariada, fumantes versus pessoas que nunca fumaram tiveram um risco maior de mortalidade por câncer de próstata (TR, 1,61), assim como fumantes regulares com o estágio clínico T1 até o T3 (TR, 1,80). Os fumantes regulares também tiveram risco maior de recorrência bioquímica (TR, 1,61), mortalidade total (TR, 2,28) e mortalidade por DCV (TR, 2,13). Após o ajuste para o estágio e grau clínicos… fumantes regulares tiveram um risco maior de mortalidade por câncer de próstata (TR, 1,38), assim como os fumantes regulares com estágio clínico do T1 até T3 (TR, 1,41). Eles também tiveram maior risco de recorrência bioquímica (TR, 1,47). Um número maior de anos-maços foi associado a um risco significativamente maior de mortalidade por câncer de próstata, mas não recorrência bioquímica. Fumantes regulares de 40 ou mais anos-maços versus pessoas que nunca fumaram tiveram maior mortalidade por câncer de próstata (TR, 1,82) e recorrência bioquímica (TR, 1,48). Em comparação com fumantes regulares, aqueles que pararam de fumar por 10 anos ou mais (TR, 0,60) ou que pararam de fumar por menos de 10 anos, mas que fumaram por menos de 20 anos-maços (TR, 0,64) tiveram riscos de mortalidade por câncer de próstata semelhantes às pessoas que nunca fumaram (TR, 0,61). "
Os pesquisadores concluíram que: "O fumo durante o diagnóstico de câncer de próstata está associado ao aumento geral da mortalidade por DCV, mortalidade específica por câncer de próstata e recorrência. Os homens que pararam de fumar por pelo menos 10 anos têm riscos de mortalidade específica por câncer de próstata semelhantes àqueles que nunca fumaram.”

O tabagismo em pacientes com câncer de próstata está relacionado a uma mortalidade maior, inclusive por câncer de próstata, assim como um risco maior de recorrência.

Para o resumo completo, cliquei aqui.

JAMA 305(24):2548-2555, 8 de junho de 2011 © 2011 American Medical Association
Smoking and Prostate Cancer Survival and Recurrence. Stacey A. Kenfield, Meir J. Stampfer, June M. Chan, Edward Giovannucci.

Categoria: U. Sistema Urinário. Palavras-chave: câncer de próstata, fumo, cigarro, mortalidade, recorrência, estudo observacional prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 12 de julho de 2011