Programa de vacinação contra HPV reduz anormalidades cervicais de alto grau

 A Austrália introduziu um programa de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) com a vacina contra HPV quadrivalente para todas as mulheres com 12—26 anos de idade entre 2007 e 2009. Os pesquisadores da Austrália analisaram tendências em anormalidades cervicais em mulheres de Victoria, Austrália, antes e após a introdução do programa de vacinação. Com dados do Registro de Citologia Cervical de Victoria entre 2003 e 2009, eles compararam a incidência de anormalidades cervicais de alto grau definidas histopatologicamente (AAGs, lesões codificadas como neoplasia intra-epitelial cervical de grau 2 ou mais grave ou adenocarcinoma in situ; desfechos primários) e anormalidades citológicas de baixo grau (ABGs) em cinco grupos etários antes (1º de janeiro de 2003 a 31 de março de 2007) e após (1º de abril de 2007 a 31 de dezembro de 2009) o início do programa de vacinação.
Após a introdução do programa de vacinação, os pesquisadores registraram uma diminuição na incidência de AAGs de 0,38% em meninas com menos de 18 anos de idade. Essa diminuição foi progressiva e significativamente diferente para a tendência linear em incidência antes da introdução da vacina (razão de taxa incidente 1,14). Nenhum declínio temporário semelhante foi registrado para as ABGs ou em grupos de idade superior.
Os pesquisadores concluíram que: "Este é o primeiro relato de diminuição na incidência de AAGs em 3 anos após a implementação do programa de vacinação contra o HPV em uma vasta população. A ligação entre os registros de triagem e de vacinação é necessária para confirmar que esta observação ecológica é atribuível à vacinação e para monitorar a participação na triagens entre as mulheres vacinadas. "

Há também conversa sobre oferta de vacinação contra o HPV para homens jovens, a fim de reduzir a disseminação.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet 377(9783):2085-2092, 18 de junho de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Early effect of the HPV vaccination programme on cervical abnormalities in Victoria, Australia: an ecological study. Julia ML Brotherton, Masha Fridman, Cathryn L May et al. Correspondências para Julia Brotherton: jbrother@vcs.org.au

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Seio. Palavras-chave: HPV, vacinação, programa, cervical, anormalidades, estudo ecológico, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 12 de julho de 2011