Terapia cognitiva superior a psicoterapia interpessoal para distúrbio de ansiedade social

A terapia cognitiva (TC) tem foco na modificação de processamentos de informações tendenciosas e crenças disfuncionais do transtorno de ansiedade social (TAS). A psicoterapia interpessoal (PTI) busca mudar os padrões de comportamento interpessoal problemáticos que podem ter papel importante na manutenção do TAS. O objetivo deste estudo por autores da Alemanha e do Reino Unido foi comparar a eficácia da TC, PTI, e um controle na condição de lista de espera (CLE). Eles conduziram um estudo controlado randomizado de 106 participantes que concluíram o tratamento ou a fase de espera. O tratamento era formado por 16 sessões individuais de TC ou PTI e 1 sesão de reforço. Vinte semanas após a randomização, foi conduzida uma avaliação pós-tratamento e os participantes na CLE receberam 1 dos tratamentos.
Eles descobriram que: "Na avaliação pós-tratamento, as taxas de resposta foram de 65,8% para TC, 42,1% para PTI, e 7,3% para CLE. Quanto às taxas de resposta e às pontuações na Escala Liebowitz de Ansiedade Social, a TC teve um desempenho significativamente melhor que a PTI, e ambos os tratamentos foram superiores à CLE. No acompanhamento após 1 ano, as diferenças entre TC e PTI foram em grande parte mantidas, com taxas de resposta significativamente maiores no grupo de TC vs. grupo de PTI (68,4% vs 31,6%) e resultados melhores na Escala Liebowitz de Ansiedade Social. Não foram notadas interações significativas do tipo tratamento x local."

Os autores concluíram que: "A terapia cognitiva e a PTI levaram a uma melhoria considerável que se mantiveram 1 ano após o tratamento; a TC foi mais eficaz do que a PTI na redução do sintomas de fobia social."

A terapia cognitiva foi claramente superior neste estudo.

Para o artigo completo, clique aqui.

Arch Gen Psychiatry 68(7):692-700, Julho de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Cognitive Therapy vs Interpersonal Psychotherapy in Social Anxiety Disorder-A Randomized Controlled Trial. Ulrich Stangier, Elisabeth Schramm, Thomas Heidenreich, Matthias Berger, David M. Clark. Correspondências para Dr. Stangier: Stangier@psych.uni-frankfurt.de

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: Distúrbio de ansiedade social, terapia cognitiva, psicoterapia interpessoal, ensaio clínico randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 15 de julho de 2011